Duas novas turmas iniciam o Formare em agosto

 

Possibilitar o acesso de jovens no mercado como profissionais qualificados é o intuito do Projeto Formare, promovido pelo Instituto 3M. No dia 6 de agosto começou a segunda turma na Unidade de Manaus no curso de Assistente em Produção Industrial e, em 11 de agosto, a quarta edição de Sumaré (SP), com o curso de Assistente de Produção Química, atendendo a um total de 40 estudantes, sendo 20 em cada unidade. Eles recebem material escolar, uniformes, alimentação no local, vale-transporte para acesso às aulas, assistência médica e odontológica, além de uma bolsa auxílio.

Com duração de sete meses, o curso de Manaus será ministrado com o apoio de 24 educadores voluntários do Instituto 3M e da Fundação Voith Brasil. Já em Sumaré, o curso terá a duração de um ano e contará com 62 educadores do Instituto 3M. Temas como trabalho em equipe, responsabilidade social e ética também integram o currículo, contribuindo para a formação profissional e cidadã destes jovens.

MANAUS

Instituto 3M e Voith: unidas na formação de excelência 



O curso Formare de Manaus conta com uma parceria inédita entre o Instituto 3M e a Fundação Voith Brasil. Durante os sete meses de formação do curso, os 20 jovens de 17 anos – provenientes de escolas públicas dos bairros de Mauazinho e Colônia Antonia Aleixo – desenvolverão suas capacidades por meio de aulas teóricas e práticas realizadas nestas duas empresas.  O lançamento do projeto, ocorrido nas instalações da fábrica da Voith, contou com as presenças de Fernando Pellicano, diretor da 3M em Manaus e do gerente geral da Voith, Augusto Francisco Neto. 

Para Pellicano, a parceria não poderia ser melhor. “A 3M e Voight são grandes corporações, que apesar de estarem em negócios e mercados muitos distintos, atuam de maneira sustentável. Possuem valores similares e uma enorme responsabilidade social que preza pelo desenvolvimento e capacitação do recurso humano. Os participantes têm a oportunidade de conviver nesse duplo ambiente corporativo e podem aprender e trocar experiências com os mais de 20 professores voluntários.”

O gerente geral da Voith também destaca a rica troca de experiências e cooperação entre as empresas. “Com a experiência que o Instituto 3M e a Fundação Voith Brasil possuem com o Projeto Formare, podemos aprender juntos e buscar a melhoria contínua para o benefício dos jovens.
Todo o processo de formação dos estudantes, coordenação dos voluntários e do programa se torna muito mais fácil quando feito em conjunto”, diz Neto.

SUMARÉ

Secretário de Desenvolvimento Social participa de abertura

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, esteve presente na aula inaugural da quarta edição do curso Formare na Unidade de Sumaré da 3M, em 11 de agosto. No total, 20 estudantes de 17 anos, provenientes dos bairros próximos à empresa nesta cidade, realizarão o curso de Assistente de Produção Química.

Durante a recepção aos estudantes, Hamam falou sobre sua trajetória profissional iniciada aos 17 anos quando colava etiquetas em uma empresa. “Cheguei a ser expulso de dois colégios e somente passei a levar os estudos a sério quando ingressei na Faculdade. Quanto mais cedo vocês adquirirem consciência da importância dos estudos, melhor! Aproveitem esta oportunidade, oferecida pelo Instituto 3M, que é única”, disse.

Hamam também destacou a importância de haver um diálogo mais estreito entre as empresas e o poder público para que o governo conheça iniciativas como o projeto Formare. Ele informou que o governo do estado de São Paulo mantém o Programa Ação Jovem, com o objetivo de promover a inclusão social de estudantes de 15 a 24 anos por meio de bolsa-auxílio de R$ 80. “Com diálogo podemos maximizar iniciativas como esta. Quanto mais esforços, melhor para obtermos uma sociedade mais justa e digna”, disse, sinalizando para uma possível parceria no futuro junto ao Instituto 3M.

O diretor de Operações Industriais da 3M, Afonso Chagure, e Marcelo Tambascia, membro do Conselho Administrativo do Instituto 3M, também deram as boas-vindas aos alunos quando ressaltaram a oportunidade única que os estudantes terão ao conviver em uma Unidade da 3M que possui 2 mil funcionários.        

Depoimento
“Minha irmã Beatris fez o Formare em 2011 e sempre me contou motivada de suas aulas no laboratório e de suas vivências na 3M. Hoje ela trabalha na empresa Desktop onde já subiu três vezes de cargo e foi eleita a melhor funcionária do mês. Este curso faz a diferença no currículo, por isso estudei muito para conquistar uma vaga aqui.”
Jaqueline Gonçalves Bitencourt, que ingressou na quarta turma do Formare em Sumaré (SP)