Entidades estimulam o consumo consciente em escola

 



Além de promover a qualificação de jovens para o mercado de trabalho, o Projeto Formare tem como preocupação a formação dos estudantes enquanto cidadãos empreendedores, conscientes e interventores em suas próprias comunidades. Para isso conta com a parceria do Student United Way, movimento filantrópico de alcance mundial, que promove ações de desenvolvimento junto às comunidades, engajando empresas para investirem em juventude e infância.

Foi assim com os estudantes que concluíram a terceira edição do Projeto Formare em Sumaré (SP), no mês de agosto. Essa parceria entre o Instituto e a Student United Way mobilizou a turma de 20 jovens para contribuir com o tema “consumo consciente”. Divididos em equipes, eles levaram o projeto para 300 estudantes de 5ª a 7ª séries da Escola Estadual Luiz Campos Dall´Orto Sobrinho, com uma programação que incluiu explanações, dinâmicas e o plantio de seis árvores, representando cada uma dessas classes da escola. A ação foi desenvolvida no dia 17 de junho.

Para Gustavo dos Santos Silva, aluno do Formare, a ação foi uma forma de ensinar as novas gerações a respeito do consumo consciente. “No Formare, sempre tivemos essa visão e foi interessante repassar isso a eles de uma forma teórica e prática, por meio do plantio de árvores.” Segundo Silvia Cunha, especialista em treinamento e uma das voluntárias do Instituto 3M, “a ideia foi deixar um legado na escola, para que os alunos nunca se esqueçam da importância de consumir adequadamente os recursos do planeta. Eles também terão a responsabilidade de cultivar as mudas, com os cuidados que foram ensinados durante as apresentações”.