Campinas/SP - Sexta, 1 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIPPING: EM&T CAMPINAS

Correio Popular - Caderno C - Festival reúne contrabaixistas consagrados de hoje a sábado




A EM&T (Escola de Música e Tecnologia) Campinas, franquia da conhecida instituição fundada há mais de meia década em São Paulo pelo guitarrista Wander Taffo, realiza de hoje a sábado o 4 Cover Baixo — IB&T Festival Edição Campinas, evento que reúne um time de importantes contrabaixistas brasileiros para apresentações no auditório do instituto (leia programação nesta página). A sigla IB&T significa Instituto de Baixo e Tecnologia, um dos cinco departamentos que compõem a escola.

O evento tem o caráter de inauguração extra-oficial da franquia, que abriu as portas em outubro passado e cujas primeiras turmas iniciam em fevereiro. “Vai ser uma ‘open school’, como uma ‘open house’”, explica Fernando Lacerda, sócio-proprietário ao lado de André Cunha, enfatizando o objetivo de apresentar o local ao público campineiro.

Ele também aponta que o auditório da entidade, o Educadora Music Hall, que conta com 130 lugares e é resultado de parceira com a Rádio Educadora FM, servirá como espécie de eixo gravitacional da instituição, abrigando eventos abertos ao público (como o Cover Baixo) e servindo como local de prática musical dos alunos.

Athayde afirma que a idéia de abrir uma unidade campineira surgiu após ele e o sócio constatarem uma grande demanda de Campinas e região por formação musical especializada — o que eles puderam comprovar pelo fato de muitos dos alunos da escola em São Paulo serem das redondezas. “Fizemos um estudo (que comprovou essa demanda), e isso se somou à facilidade do André (Cunha) ser daqui e ter bastante contatos”.

Além de possuir didática própria, com apostilas, CDs, aulas com turmas reduzidas e avaliações regulares — característica que garantiu à instituição vários prêmios internacionais —, a EM&T Campinas conta com 27 salas de aula, luthieria (oficina de confecção e conserto de instrumentos), estúdio de gravação e uma loja de equipamentos musicais. Athayde lembra que a EM&T também disponibiliza os instrumentos para os alunos. Tudo para tornar o ambiente ideal para o aprendizado. “Nosso conceito é que quando ele vem para a escola, está no território dele”.

Os melhores baixistas do Brasil, vários deles de renome internacional, estarão reunidos de hoje a sábado para apresentações no auditório da EM&T. Parceria da entidade com a revista especializada Cover Baixo, vai reunir nomes como o Celso Pixinga (coordenador da E&MT São Paulo), Felipe Andreoli e Andres Zuniga (professor do IB&T Campinas).

“A intenção é trazer para a cidade a diversidade dos músicos que são destaque nacional e internacional. É uma oportunidade para as pessoas estarem próximas desse artistas, cuja maioria é formada por professores”, afirma o guitarrista e coordenador pedagógico do E&MT, Aquiles Faneco. “Serão quatro apresentações por dia. É uma amostragem de vários estilos, como uma história do contrabaixo contada por sons”, define, se dizendo otimista quanto à repercussão que a escola vai ganhar em Campinas. “Imagine o impacto cultural que vai ter na cidade”, diz Faneco.

História

Em 1997, o guitarrista Wander Taffo, da banda Radio Taxi, criou o IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia). Dois anos depois, a instituição mudou o nome para E&MT e passou a acolher, além do IG&T, o IV&T (Instituto de Violão e Tecnologia), IC&T (Instituto de Canto e Tecnologia), IP&T (Instituto de Percussão e Tecnologia — Bateria) e IT&T (Instituto de Teclado e Tecnologia). A EM&T Campinas é a terceira aberta desde o surgimento da franquia. No primeiro semestre de 2006 foi aberta uma unidade no Espírito Santo. Há também uma nova unidade na escola Pueri Domus, na Capital.

SAIBA MAIS

4º Cover Baixo — IB&T Festival Edição Campinas

• Quando:
De hoje a sábado

• Onde:
Auditório Educadora Music Hall — EM&T Campinas (Av. Carlos Grimaldi, 145, Jardim Nilópolis, fone: 3206-1100)

• Quanto:
2 quilos de alimento não perecível

• Programação:
Hoje
19h — Chico Wilcox
20h — Felipe Andreoli
21h — Fernando Nunes

Amanhã
18h — Ricardo Finazzi
19h — Renatinho Santos
20h — Miqueas Santana e Adriano Sambatti (Tango & Cash)
21h — Itamar Collaço

Sexta
18h — Andres Zuniga
19h — Fernando Savaglia
20h — Braulio Araujo
21h — Chico Gomes

Sábado
14h — Ronaldo Lobo
15h — Nilton Wood
16h — Celso Pixinga
17h — Nenê Silva

« voltar



   Gigo Notícias    Política de Privacidade