Campinas/SP - Quarta, 6 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIPPING: BANDAG

Correio Popular - Caderno Economia - Pág. B2 - Onde trabalhar é um grande prazer


Leia abaixo, matéria na íntegra

 

AS CAMPEÃS
Aparh Divulga as três melhores empresas para os funcionários da região metropolitana de Campinas

As empresas Lucent Technologies, Bandag Brasil e Estivas Refratários Especiais foram eleitas pela Associação Paulista de Administração de Recursos Humanos (APARH) Seccional Campinas como as melhores empresas para se trabalhar na Região Metropolitana de Çampinas. As três venceram nas categorias grande, média e pequena empresa, respecti-vamente.

Elas foram escolhidas entre 100 companhias que participaram da pesquisa anual coordenada pela APARH Campinas e realizada pelo Instituto de Opinião Pública, Estatística e Qualidade (I0-PEQ). A pesquisa foi realizada junto a diretores e geren-tes de Recursos Humanos de empresas de porte pequeno (10 a 99 funcionários), médio (100 a 499) e grande (acima de 500 funcionários).

Foram avaliados os serviços e benefícios oferecidos aos funcionários. Os benefícios analisados referem-se à saúde, treinamento, programas de incentivo/participação nos resultados, qualidade de vida, e alimentação. Já os serviços estão relacionados a área de recursos humanos, como jurídico, trabalhista e cargos e salários, o que inclui participação nos resultados, remuneração por competência, etc.

O presidente da APARH Campinas, Eduardo Lippmann, diz que o trabalho traça um mapa de tendências de recursos humanos do ponto de vista de serviços e benefícios aos funcionários de empresas da região. As avaliadas receberam uma pontuação de acordo com seus benefícios e serviços. A pontuação máxima seria de mil pontos. E a partir dos pontos alcan-çados foi elaborado o ranking de melhores empresas para se trabalhar na região.

A Lucent atingiu 948 pontos; a Bandag, 962; e a Estiva, 866 pontos, Lippmann ressalta que os resultados da pesquisa mostram que as empresas que atuam na Região de Campinas têm políticas de recursos humanos compatíveis com as de países de primeiro mundo. “A presença das multinacionais, que reproduzem a cultura de primeiro mundo, puxa para cima a qualidade das políticas de gestão de recursos humanos, avalia.

O prêmio da APARH, que já se tornou tradicional, é promovido há quatro anos. Seu objetivo é analisar a cada ano os aspectos que envolvem benefícios e serviços que as empresas da região oferecem a seus funcionários. E segundo Lippmann, o número de empresas que participam do levantamento cresce todos os anos. O primeiro contou com a participação de cerca de 60. Este ano foram certifica-das pela APARH 21 empresas de grande porte, 14 de médio porte e 10 de pequeno porte. Estas 45 finalistas concorrem ainda ao Top de RH nas modalidades Gestão de Pessoas, Responsabilidade com o Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

O prêmio será concedido à empresa que apre-sentar o melhor projeto nestas áreas de atuação. A premiação está marcada para o próximo dia 10 de dezembro.

 

A MAIS PONTUADA

A Bandag do Brasil recebeu a maior pontuação entre todas as empresas participantes da pesquisa da Associação Paulista de Administração de Recursos Humanos (APARH). A companhia, de origem americana, somou 962 pontos e foi classificada em primeiro lugar comno a melhor empresa de médio porte para se trabalhar.

Este foi o quarto ano que a Bandag participou da pesquisa da APARH, passando do 12º lugar em 2000 para o 3º no ano passado até chegar à primeira colocação este ano. De acordo como gerente geral da empresa, Roberto Ducatti, esta evolução representa a consecução de urna tendência de trabalho que vem sendo desenvolvido na companhia ao longo dos últimos anos.

A empresa atribui o bom desempenho na pesquisa da APARH à implementação de uma série de melhorias nos benefÍcios concedidos aos funcionários. Dentre eles, destacam-se um convênio farmácia, a instalação de um banco 24 horas, a concessão de empréstimos com juros diferenciados através da Caixa Econômica Federal (CEF), o credenciamento em um pla-no de assistência odontológica. Além disso, também fo-ram realizadas melhorias em infra-estrutura no ambiente de trabalho, como a reforma do restaurante.

Entretanto, Ducatti destaca a importância dos aspectos hão materiais para o sucesso da política de recursos humanos da empresa. “Nós temos uma visão humanística de como deve ser a gestão de pessoas”, afirma. A gestão de RH da Bandag, segundo seu gerente, baseia-se na realização e no aprimoramento das pessoas e dos processos de trabalho na busca por resultados.

Ele afirma que o sentimento de responsabilidade primeiro lugar na pesquisa é maior que a euforia. “A meta a partir de agora é continuar mantendo o espírito, o conceito e a filosofia de trabalho para que reflita em benefícios para a comunidade e para o Pais”, ressalta.

A Bandag conta com 816 funcionários em Campinas. O grupo tem quatro unidades fabris no Brasil, duas delas situadas em Campinas, unia na região de Sorocaba e outra na cidade de Mafra, em Santa Catarina. A empresa, que atua na área de recapagem, chegou ao Brasil em 1975 e em 1979 implantou a primeira fábrica do País em Campinas.

« voltar



   Gigo Notícias    Política de Privacidade