Campinas/SP - Quarta, 6 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIPPING: TONICO´S BOTECO

Folha de São Paulo - Folha Acontece Campinas - Pág 5 - Campinas bebe chopes variados


Leia abaixo, matéria na íntegra

Campinas possui um roteiro de chopes com lugares e sabores diferenciados. É possível saborear a bebida em um ambiente familiar ou em um mais descontraído. Os tipos disponíveis agradam aos mais diversificados paladares, com chopes que variam do artesanal ao aromatizado.

A Cantina Alemã é uma opção para o chope da marca Antártica, servido de maneira especial. A peculiaridade começa na própria chopeira, abastecida somente com gelo e que está na casa desde a sua inauguração, que completou 38 anos na última segunda-feira.

O chope, que acompanha o cardápio típico alemão, é “tirado” totalmente por uma torneira de ‘bico de café”. A bebida leve e cremosa é servida em taça de cristal, o que incrementa o ambiente tradicional do restaurante.

O Tonico’s Boteco, também no centro, serve o chope da marca Brama. Há três chopeiras no local, mas, normalmente, apenas uma permanece ligada. A qualidade da bebida é uma preocupação que requer atenção, poiso local é uma referência para quem bebe chope.

Os detalhes no processo ficam refletidos no sabor da bebida. Os barris de chope são descarregados somente pela manhã e descansam em câmara fria durante dez horas. Cada bico de torneira da chopeira é ligado a apenas um barril e a temperatura da bebida no copo é controlada para ficara um grau. Os copos são gelados e também precisam ser lavados manualmente duas vezes por semana, para retirar totalmente os resíduos. “É um longo processo para obter qualidade”, diz Otoni Prado Neto, gerente do local.

Para falar de chope, em Campinas, é preciso citar a rede Giovanetti, um emblema entre os bares da cidade. O Giovanetti existe desde 1938.

Já o Estação Santa Fé passou a trabalhar, desde junho, com uma novidade um chope que vem diretamente da fábrica, a Cervejaria Universitária, que fica próxima ao bar, no distrito de Barão Geraldo.

Bebida acompanha especialidades

Para cumprir o roteiro do chope a dica é apreciar a especialidade de cada local.

Na Estação Santa Fé, o detalhe está em saborear o chope que vem direto dos tanques de fabricação da Cervejaria Universitária. Outro destaque é para a agenda musical do local, que abriga um repertório de música brasileira instrumental e muito jazz.

O Giovanetti, por sua vez, é um dos bares mais tradicionais de Campinas. A rede abriu uma nova loja no Shopping Parque D. Pedro, que recebeu esta semana uma edição limitada do chope Primus.

Entre as especialidades do cardápio Giovanetti está o famoso sanduíche Psicodélico, que leva, entre outros ingredientes, mortadela, queijo, presunto xadrez, salsichão, afiambrado com picles e rosbife caseiro, tudo no pão francês. A casa destinou a renda do lanche dos últimos dias 20,21 e 22 para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campinas.

Já o Tonico’s Boteco está incrementando sua agenda musical como Quarteto de Cordas Vocais, que toca MPB e samba.

A Cervejaria Ideal, no distrito de Sousas, tem um chope com sabor de uva, que é trazido de uma vinícola do Rio Grande do Sul. O local tem à disposição duas sugestões de comida em seu cardápio: o rocambole de mussarela de búfala, recheado com tomate seco e foIhas de rúcula, e o calzone.

A Cervejaria Ideal funciona há um ano e dez meses e investe na variedade de cerveja. Há sete tipos no cardápio, ao gosto do freguês.

« voltar



   Gigo Notícias    Política de Privacidade