Campinas/SP - Sexta, 1 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIPPING: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CENTRO

Correio Popular - Caderno Cidades - Pág. 9 - Campineiro adota Praça do Chope neste verão


Leia abaixo matéria na íntegra

Praça Bento Quirino, localizada no Centro Campinas e apelidada informalmente de “Praça do Chope”, nunca esteve tão propícia a um belo brinde quanto agora. O local, que passou por uma revitalização parcial há pouco mais de dois anos, caiu no gosto de centenas de pessoas que têm aproveitado o calor das últimas semanas para invadir as calçadas dos bares ao redor e confraternizar nos finais de tarde e à noite. O movimento, que começou tímido, hoje já se estende da Rua Thomaz Alves até a Benjamin Constant, com dezenas de mesinhas e cadeiras colocadas a céu aberto. Companhia agradável, música de qualidade, uma cerveja gelada e algum petisco são sempre bem-vindos.

“As pessoas estão percebendo que é muito bom curtir o Centro. Ultimamente, estou pondo tudo quanto é mesa cadeira na calçada e, mesmo assim, não tenho dado conta do movimento”, comemora Lúcia Carvalho, dona do restaurante e bar Modo Mio.

Reformada a partir de fotos e projetos arquitetônicos do início do século passado para voltar a ser um charmoso ponto de encontro que une lazer e a rica história da cidade, a área é apontada como o marco zero de Campinas e abriga o monumento-túmulo do maestro Carlos Gomes.

De olho no potencial até mesmo turístico do espaço, os comerciantes do local criaram a Associação Amigos do Centro de Campinas (AACC), que visa a revitalização total da Bento Quirino, incluindo as fachadas de todas as antigas construções ao seu redor. Reforço na segurança, limpeza e iluminação pública, além de incentivos para que atividades de lazer aconteçam com mais freqüência aos pés da estátua de Carlos Gomes, também fazem parte dos objetivos de trabalho do grupo.

“Aqui é o lugar onde existe mais vida no Centro de Campinas atualmente. O movimento de pessoas vem aumentando a cada dia e a Praça do Chope já faz parte do roteiro de lazer dos campineiros e de todos que passam pela cidade”, afirma Paulo Henrique de Oliveira, proprietário do Tonico’s Boteco e integrante da AACC.

Para os freqüentadores, a praça já está mais do que aprovada. Moradora do bairro São Bernardo, a cabeleireira Maria Aparecida dos Santos, de 56 anos, não vê problema algum em se deslocar para a região central para tomar uma cervejinha e bater um bom papo. “O lugar é excelente e você pode vir com sua família de forma tranqüila. A segurança melhorou muito aqui”, disse.

A questão da segurança pública reforçada também é apontada pelos amigos Ademar Garcia, de 41, e Danilo Ravanini, 37, como sendo o principal fator de valorização da Praça do Chope. “Há 20 anos que freqüento o Centro da cidade e somente agora é que estão valorizando esse espaço”, apontou Ravanini. Estando mais seguro, o lugar também fica mais descontraído e cheio de gente”, completou Gania.

Calçadão

Uma das mudanças mais desejadas por alguns comerciantes é a construção de um calçadão na Rua Barão de Jaguara, entre as ruas Thomaz Aives e Benjamin Constant, que já levantou polêmica na gestão Chico Amaral (PPB). O projeto acabou tendo que ser abandonado depois de uma decisão judicial contrária. A idéia é desviar o trânsito de veículos do local e transformar a praça em uma imensa área para que sejam realizadas apresentações artísticas envolvendo música, teatro e dança gratuitamente para a população.

« voltar



   Gigo Notícias    Política de Privacidade