Campinas/SP - Terça, 5 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIPPING: COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO

Correio Popular - Pág. 10 - Coral, desenhos e pinturas do colégio no dia mundial do meio ambiente


Uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado a 5 de junho, foi programada para todo o transcorrer deste mês pelo Shopping Parque D. Pedro. A programação especial, que se estende de 3 a 22 de junho, inclui Biblioteca Ecológica, exposição de desenhos e pintura, visitas de escolas e apresentações de dança, coral e teatro.

Nesta quinta-feira, dia 5, alunos das escolas Liceu Salesiano e Paulo Mangabeira terão aula prática de preservação ambiental, por meio de visitas e informações sobre a política ambiental do Parque D. Pedro, que inclui sistema de tratamento dos esgotos, processo de coleta seletiva e segregação do lixo, reuso de água e manutenção de um trecho do Parque Linear do Ribeirão das Pedras.

As visitas dos alunos serão monitoradas pelo professor de Engenharia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Edson Tomaz Dias e pelos profissionais responsáveis pelo Departamento Ambiental do Shopping Parque D. Pedro. Apresentações de corais e dança, na Praça de Alimentação do shopping, integram a programação nesta Semana do Meio Ambiente. Hoje, será a vez da apresentação do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro, às 19h30. Na sexta-feira, dia 6, apresentação de dança dos alunos do Colégio Liceu Salesiano, também às 19h30. Já no domingo, dia 8, crianças e adultos poderão assistir ao espetáculo teatral Bichos do Brasil, com a Cia. Piafraus, às l6h.

De modo paralelo, na Ala das Pedras, entre os dias 3 e 22, acontece uma exposição especial com cerca de 600 desenhos e pinturas preparados pelos alunos dos colégios Integral (Campinas) e Visconde de Porto Seguro (Valinhos). As atividades comemorativas ao Meio Ambiente incluem ainda, entre os dias 3 e 15 de junho, a Biblioteca Ecológica. Montado nas proximidades da Entrada das Águas, o espaço oferecerá, gratuitamente, livros e acesso a computadores para atividades interativas com temas ambientais.

O superintendente do Shopping Parque D. Pedro, Wagner Geraldes, observa que a preocupação ambiental integra a filosofia do Grupo Sonae, de capital português, sendo aplicada em todos os seus empreendimentos em diversos países em todo o mundo. “O Parque D. Pedro foi concebido para promover a economia de água e de energia, por exemplo”, cita o superintendente.

A economia de energia é alcançada pelo próprio sistema de iluminação. Com 80% de sua área num único piso, o shopping obtém um bom aproveitamento da luz natural, por meio de vários skylights ou clarabóias, que reduzem a necessidade de iluminação artificial durante o dia. O ar-condicionado do Parque D. Pedro também foi desenvolvido para economizar energia. Único shopping do País a contar com exaustores de fumaça — item de segurança para casos de incêndio —, o Parque D. Pedro utiliza o equipamento para realizar o processo de Entalpia: aproveitando as características climáticas de Campinas, no final do dia o ar quente é retirado do centro de compras e, durante a madrugada, o ar frio é insuflado para dentro do prédio. Assim, na abertura do shopping pela manhã, há menor necessidade do uso do ar-condicionado.

« voltar



   Gigo Notícias    Política de Privacidade