Campinas/SP - Sexta, 1 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIPPING: ESAMC

Maxpress - On line - Praça coberta de sabão em Campinas


Uma das praças principais do centro de Campinas, o Largo das Andorinhas, amanheceu nesta sexta-feira recoberta com 10.500 pedras de sabão azul. A ação foi coordenada pela artista plástica Sylvia Furegatti, para chamar a atenção da população para as comemorações do Ano Internacional da Água Doce. A mostra permanece durante todo o dia atraindo curiosos, que podem levar o sabão em pedra para casa, junto com as mensagens de conscientização fixadas em cada um deles. A obra de arte contemporânea e interativa integra o projeto Amálgamas e tem a participação da ESAMC Campinas (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação), constituindo-se a primeira intervenção artística urbana realizada em Campinas.

O Amálgamas faz parte das comemorações do ano Internacional da Água Doce, programadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas, com apoio da Unilever e Folha de São Paulo.

A Ação

A partir das 5h da manhã de hoje, Sylvia Furegatti e os participantes do Amálgamas começaram a montar a obra de arte. Cerca de 100m² de área do Largo das Andorinhas ficaram cobertos com as pedras de sabão. Em quatro pontos distintos, foram colocadas esculturas feitas com sabão derretido sobre almofadas d’água, que após a realização do projeto serão doadas ao MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas).

Alunos da ESAMC desenvolveram a logomarca

Os alunos da ESAMC Campinas, Luis Carlos Andreghetto, Mariane Leimer e Clara Belluzzo criaram a logomarca artística para o projeto. Durante dois meses e meio, fizeram um estudo intensivo sobre o tema água, para melhor interpretar e registrar a idéia visualmente. Eles superaram o desafio e elaboraram uma imagem artística abstrata que remete a idéia da água e seu movimento cíclico. Foram apresentadas cerca de 15 idéias para se chegar ao resultado que pode ser visto nas camisetas, panfletos do projeto e nos sabões.

Sobre a artista

Sylvia Furegatti, 35 anos, é campineira e formada em Artes Plásticas pela Unicamp. Faz doutorado no Departamento de História da Arquitetura da FAU-USP. Ministra as disciplinas História da Arte e Inovação e Criatividade na ESAMC de Campinas. Acumula prêmios e citações em publicações especializadas, como o livro "Novíssima Arte Contemporânea e na seleção da revista Bravo. Expõe em diferentes museus e galerias do Brasil. Recentemente, participou da mostra retrospectiva de 100 anos da pintura de José Pancetti, no MACC, como artista representante de Campinas.

« voltar



   Gigo Notícias    Política de Privacidade