Campinas/SP - Segunda, 4 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PLANTIO DIRETO É TEMA DA AGRISUS NA AGRISHOW  


A Fundação AGRISUS - Agricultura Sustentável é uma entidade que estimula a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, além de incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural, com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade da terra de forma sustentável e favorável ao meio ambiente. Em conjunto com a FEALQ, usa os rendimentos de sua dotação patrimonial para financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo, que é base da agricultura sustentável. Foi criada em 2001 por iniciativa da família do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso, fundador do Grupo MANAH.
Presidente: Fernando Penteado Cardoso Secretário Executivo: Ondino C. Bataglia
AGRISUS R.da Consolação 3367, Cj 71- S.Paulo/SP Tel: (11) 3064 8776 E.mail: agrisus@agrisus.org.br www.agrisus.org.br


»
Baú de Notícias

   


A cidade de Ribeirão Preto, interior paulista, é novamente a capital do agronegócio brasileiro. De 27 de abril a 2 de maio, acontece a 16ª edição da AGRISHOW (Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação), segundo maior evento mundial no setor e considerada a principal vitrine de tecnologia e novidades no agribusiness. A expectativa da organização é contar com um contingente de 140 mil visitantes, de 65 países e várias regiões brasileiras, além da geração de negócios de R$ 870 milhões.

Foco na sustentabilidade

Entre os eventos de campo programados pela Agrishow estão palestras com demonstrações práticas sobre o Sistema de Plantio Direto, conduzidas por pesquisadores do grupo SPDireto. A pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas, Isabella Clerici De Maria, explica que as palestras pretendem divulgar a tecnologia gerada e as recomendações técnicas para o plantio direto, por meio de canteiros demonstrativos, distribuição de material didático e palestras apresentando as recomendações atuais sobre o sistema. O projeto conta com o apoio da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável.

O sistema de plantio direto é considerada a forma mais moderna de produção, permitindo suportar de maneira eficiente as adversidades climáticas e estruturais do setor rural, além de ser a alternativa mais adequada para conciliar produção de alimentos, fibras e energia com sustentabilidade ambiental.

No período de realização do evento, o gabinete do secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, João Sampaio, é transferido para a Agrishow Ribeirão Preto. Durante a semana, a Secretaria realiza uma agenda de eventos com apresentação de novas e variedades, programas ações desenvolvidas pelos seus institutos de pesquisa, órgãos de assistência técnica e defesa agropecuária. No estande da SAA, o visitante poderá ver as mais recentes variedades de grãos, cana e fibras feitas pelas áreas de pesquisa da Secretaria. Haverá exposição de ações na área de sustentabilidade ambiental dentro do programa de microbacias.

Na área de acesso ao crédito, a Secretaria, por meio do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), apresenta suas linhas de financiamento com juros de 3% ao ano e prazos de pagamento de até cinco anos aos produtores rurais paulistas. O grande destaque é o Pró-Trator, credito a juro zero para a compra de tratores novos, um programa inédito e que está em andamento em todo o estado de São Paulo.

Estrutura do evento

Nesta edição, a Feira conta com a participação de 725 empresas expositoras de 10 países e cerca de duas mil novidades em equipamentos, produtos e serviços. Entre as principais, estão máquinas agrícolas para agricultura familiar, tratores, colheitadeiras, transbordos, pulverizadores, sistemas e equipamentos de irrigação e fertirrigação, implementos agrícolas e rodoviários, caminhões, pick-ups, autopeças, pneus, grupos geradores, motores, motobombas, roçadeiras, geotecnologias, silos, caladores, vacinas, aplicadores de adubos e defensivos, sementes e outros insumos.

Do total de 240 hectares de área destinados à realização da AGRISHOW, 100 hectares são direcionados às tradicionais demonstrações dinâmicas, abrangendo as culturas de cana-de-açúcar, feijão, milho, soja e forrageiras. No local, ainda estão sendo realizadas demonstrações de tecnologia de manejo animal, inseminação, procedimento de ordenha, toque e ultra-som com apoio da faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é uma iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em conjunto com a ABAG (Associação Brasileira do Agribusiness), ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRB (Sociedade Rural Brasileira). A promoção é da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Local:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronégócios do Centro-Leste / Centro de Cana (Rodovia Antonio Duarte Nogueira Km 321 - Ribeirão Preto - SP)

Informações:

Sobre a Agrisus:
(11) 3064 8776
www.agrisus.com.br – agrisus@agrisus.com.br
Sobre a agrishow:
Tels.: (11) 3259-6688 / 1719
E-mail.: enio@meccanica.com.br
Sobre a Secretaria de Agricultura no evento
Tel.: 11 5067-0069 - www.agricultura.sp.gov.br

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade