Campinas/SP - Quarta, 22 de outubro de 2014 Comunicativa - Assessoria e Consultoria Jornalística  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  consultorias
  entrevista
  baú de notícias
  clipping
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-710
Campinas-SP

 

IRRIGAÇÃO: TAMANHO NÃO É MAIS PROBLEMA  


A Lindsay América do Sul Ltda., empresa de soluções para irrigação, ocupa hoje a segunda colocação no ranking do mercado de irrigação por aspersão no Brasil. Sua planta industrial está instalada na Região Metropolitana de Campinas/SP (município de Mogi-Mirim), onde duplicou sua capacidade produtiva e passou a investir em novos mercados, projetando sistemas diversificados que ampliam o custo/benefício dos equipamentos e atendem a novas culturas irrigáveis. A unidade brasileira é controlada pela Lindsay Manufacturing Co. e iniciou suas atividades industriais no país em 2001, mas tem um passado de parceria e crescimento com o mercado local. Desde 1981 é responsável pelos projetos tecnológicos dos pivôs fabricados pela Carborundum do Brasil, que eram considerados sinônimo de qualidade em pivô central. Essa cooperação tecnológica agregou um vasto conhecimento das características das condições da agricultura brasileira. A matriz da Lindsay Manufacturing Co. fica em Nebraska/EUA, onde atua desde 1955, com fábricas na Europa (França), África do Sul, Oriente (China) e América do Sul (Brasil). Lindsay América do Sul Rodovia Adhemar de Barros (SP 340) Km 153,5 - Mogi Mirim/SP - Fone (19) 3814 1100 www.lindsay.com.br


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


Em área de 530 ha, o maior pivô central do Brasil inaugurou um novo conceito de irrigação (foto:divulgação)


O desafio de irrigar áreas grandes e pequenas está superado, diz a Lindsay, que instalou recentemente o maior pivô do mundo em Tocantins e acaba de lançar um mini pivô para irrigação de pequenas áreas com plantas de baixo porte, como gramados e hortaliças. Esses trabalhos estão sendo apresentados pela empresa sediada com Mogi Mirim (SP), que reestruturou a empresa e ampliou os investimentos em tecnologia para atender aos planos de expansão no Brasil.

O MAIOR PIVÔ DO MUNDO IRRIGA CANA EM TOCANTINS

O maior pivô central construído no país – com um raio irrigado de 1.300 m e 26 torres – foi instalado em 2009 e já está em funcionamento em Tocantins (RO), em área de 530 ha, inaugurando um novo conceito de irrigação. Além do tamanho do equipamento, um dos diferenciais é a quantidade de água usada na irrigação, com lâminas menores de 4 mm. “Os testes de operação com lâmina reduzida fazem parte da estratégia de buscar o equilíbrio da produtividade com maior rentabilidade”, explica Eugênio Brunheroto, diretor-presidente da Lindsay América do Sul. O projeto de irrigação de cana em Tocantis foi implantado na Fazenda Cana Brava e o equipamento opera com vazão de 506 m³ por hora e leva 44 h para percorrer toda a volta (velocidade máxima).

O conceito inovador inaugurado com esse sistema - que atende às necessidades da lavoura com economia em relação aos sistemas tradicionais - pretende mostrar a eficiência e o custo/benefício da irrigação de cana-de-açúcar. A instalação dos pivôs faz parte de um estudo de viabilidade que pretende analisar se o aumento de produtividade da cana irrigada compensa os custos de instalação do sistema, o que será avaliado durante a safra. Os testes de operação com lâmina reduzida, fazem parte desta estratégia de buscar o equilíbrio da produtividade com maior rentabilidade.

ÁREAS PEQUENAS GANHAM MINI PIVÔ

A irrigação de pequenas áreas com plantas de baixo porte, como gramados (pastos, campos de golfe e futebol), lavouras de folhosas e batatas, que sempre foram limitadas quando o assunto era irrigação por meio de pivô, agora já podem contar com um novo equipamento desenvolvido pela Lindsay: o GreenField. É um mini pivô lateral e autoreverse com estrutura galvanizada e medidas especiais: altura livre de 1,80 ou 2,40 m, vãos de 24,4 a 36,6 m e máximo de 8 torres. É recomendado para áreas de até 30 ha O equipamento é leve e fácil de montar e operar, e pode ter operação automatizada.

Segundo técnicos da Lindsay, é um equipamento muito eficiente e com custo benefício interessante, pois além de exigir menor investimento para instalação, tem baixo consumo de energia e pode ser rebocado para outras áreas, ampliando sua utilização em vários campos. A cobertura de irrigação alcança 98% da área. A demanda por este tipo de equipamento no Brasil atende principalmente a irrigação dos campos de golfe que estão crescendo no país, mas também possibilita a irrigação de hortaliças em cultivos familiares. O equipamento será demonstrado durante a Agrishow.

Sobre a Lindsay

A Lindsay é líder mundial na fabricação sistemas de irrigação automatizada, setor que atua há mais de 50 anos. No Brasil tem um parque fabril em Mogi Mirim (SP), onde produz uma linha completa de soluções para irrigação, incluindo pivô central, sistema lateral, mini pivô e sistemas de automação.

Fonte

Eugênio Brunheroto, diretor geral da Lindsay América do Sul
fone (19) 38141100 - www.linsdsay.com.br


 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®