Campinas/SP - Sábado, 18 de maio de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ONG REALIZA SIMPÓSIO AMBIENTAL EM PAULÍNIA / SP  


O Instituto Ambiental Biosfera foi criado em dezembro de 1989, no Rio de Janeiro, originalmente sob a denominação da Sociedade Brasileira para Valorização do Meio Ambiente. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos tendo como objetivo maior a promoção de ações e iniciativas voltadas para o Desenvolvimento Ambiental do Brasil, incluindo especial atenção no que concerne à realização de programas, projetos e eventos destinados à cooperação técnica e intercâmbio nacional e internacional nas Áreas Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável. A entidade tem, também, uma forte atuação no planejamento e coordenação de programas de cursos, treinamento e capacitação na área ambiental, com atuação em todo o território nacional.


»
Baú de Notícias

   


Professor Bruni, da Biosfera, entrega cartaz do evento ao secretário
do Meio Ambiente de Paulínia, Washington Soares


Presidente do Instituto Ambiental Biosfera quer Simpósio como parâmetro mundial

Os 350 municípios brasileiros industriais (onde a indústria é a principal fonte de recursos) estão no foco da ONG-Instituto Ambiental Biosfera ao promover o I Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais de 18 a 23 de maio, no Parque Brasil 500, em Paulínia/SP. “A cidade sede vive um problema ambiental grave que exige esforço de toda sociedade civil para evitar que aconteça o mesmo em outros municípios do Brasil e do mundo com as mesmas características. A situação local deve preocupar a todos porque há muitas outras Paulínias por aí a fora. O desenvolvimento sustentável não é obrigação de um único segmento. O poder público, a indústria e o povo devem lutar juntos por um mundo habitável”, explica o prof. Dorival Correia Bruni, presidente da Biosfera.

A possibilidade de impactos ambientais causados pela industrialização está, portanto, segundo o professor Bruni presente no dia a dia de milhões de seres humanos. “No Brasil a maior parte do município industrial não possuem uma legislação ambiental propriamente adequada a este cenário. Isto tem provocado degradação dos recursos naturais e queda na qualidade de vida da população. Nosso atraso em relação aos países desenvolvidos é muito grande. Na Europa e Estados Unidos o desenvolvimento sustentável é tema levado muito a sério por empresas e órgão governamental há mais de 30 anos”.


Exclusivo para jornalistas

Para facilitar o levantamento de informações sobre o Simpósio e Exposição Internacional, o presidente do Instituto Ambiental Biosfera, professor Dorival Correia Bruni, e representantes das principais instituições apoiadoras vão receber, em encontro exclusivo, às 11 horas, de terça-feira dia 19 no Hotel Íbis Paulínia, rua 31 de março, 290, os jornalistas interessados. Todo material a ser apresentado na cerimônia de lançamento oficial do evento será disponibilizado, antecipadamente, aos jornalistas neste encontro.


Lançamento Oficial

O I Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Município Industrial tem lançamento oficial a partir das 20 horas, de terça-feira, dia 19 de fevereiro, na nova sede da Seddema-Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, avenida José Paulino, 2705, no bairro Santa Terezinha, com a presença de empresários, prefeitos e outras lideranças da Região Metropolitana de Campinas.

O encontro tem o objetivo de estimular os empresários e prefeitos a trazerem seus projetos, implementados ou em estudo, para a Exposição que permanecerá aberta ao público durante os dias do evento. “Aos presentes vamos estar apresentando o folder com a programação básica do Simpósio, sobre a Exposição de Projetos e sobre a Biosfera. O cartaz de divulgação do evento, a primeira peça publicitária a ficar pronta e cuja entrega já foi feita ao secretário Washington Carlos Ribeiro Soares, da Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Paulínia, também será distribuído”.

Biosfera

O Instituto Ambiental Biosfera é uma entidade civil sem fins lucrativos (ONG), com sede à Rua Uruguaiana, 39 - Bloco A - Grupo 2401B, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefax: (21) 2221-0155, HP: www.biosfera.com.br, e-mail: biosfera@biosfera.com.br.

A entidade tem como objetivo social a promoção de esforços, atividades e ações, visando a compatibilização da conservação da natureza com o desenvolvimento econômico, social e cultural, a difusão da educação ambiental nos diversos níveis e a promoção dos valores culturais das comunidades situadas nos diferentes ambientes naturais, de modo a abranger os mais variados segmentos da sociedade brasileira. Sua atuação tem se destacado no planejamento e execução de estudos, pesquisas e projetos ambientais tanto em ambientes naturais, notadamente em ecossistemas florestais, quanto nos centros urbanos, nestes concentrando sua atenção nas áreas de saneamento ambiental e de educação ambiental.

Nos anos pares, o Instituto Ambiental Biosfera promove a realização do Congresso e Exposição Internacional Sobre Florestas, evento denominado FOREST, como objetivo promover o intercâmbio técnico, científico e político sobre o desenvolvimento sustentável das florestas do Brasil e do mundo. A primeira edição do evento (FOREST´90) foi realizada em Manaus/AM em outubro de 1990. As seis edições posteriores tiveram a apresentação e discussão de 2125 trabalhos, reunidos e editados pela Biosfera.

O Instituto Ambiental Biosfera promove também o Congresso e Exposição Internacional sobre Ecoturismo (WORLD ECOTOUR). O evento compreende a realização de conferências e mesas redondas, relacionadas ao planejamento e desenvolvimento do ecoturismo em todo o mundo. O ECOTOUR AMAZÔNIA 2001 foi realizado em Manaus, AM, no período de 24 a 27 de setembro de 2001, reunindo 1400 participantes, incluindo delegações de 17 países.

Periodicamente realiza ainda o Congresso Internacional sobre Planejamento e Gestão Ambiental Urbana (ECO URBS). O evento reúne técnicos, profissionais, especialistas, autoridades governamentais, prefeitos, secretários municipais e lideranças empresariais das áreas de saneamento ambiental, habitação, transporte, energia, turismo e meio ambiente. Foram já realizadas três edições deste evento, no Rio de Janeiro (1992 e 1995) e São Paulo (1993). A próxima edição (ECO URBS 2002) será realizada de 10 a 13 de junho de 2002, no Centro de Convenções de Florianópolis - SC.

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade