Campinas/SP - Segunda, 16 de março de 2026 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

NO SÁBADO, CHORINHO EM HOMENAGEM A PIXINGUINHA  


Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark. Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



Pixinguinha foi uma dos maiores músicos de sua época e influenciou o gênero considerado um dos mais autênticos da música popular brasileira: o choro. O Grupo Tom da Madeira, também influenciado pelo estilo Pixiguinha, vai relembrar seus sucessos no dia 27 e, nos próximos sábados, estender a homenagem a outros talentos como Jacó do Bandolim, Ernesto Nazaré e outros, através do Clube do Choro nas noites de Sábado no Tonico´s.


O Tonico´s Boteco fica na Rua Barão de Jaguara, 1373 - centro / Fone (19)3236 1664.

Aos sábados, o show do Tom da Madeira começa às 21h30 e vai até 01h00. O couver artístico é simbólico: R$ 2,00 por pessoa e não há consumação mínima. A casa aceita todos os cartões e mantém convênio com o estacionamento do Carmo. "Temos feito um trabalho de resgatar os valores culturais da cidade e o choro é um estilo que andava meio esquecido, por isso estamos abrindo este espaço para que o grupo possa atender a demanda de um público exigente, que tem poucas oportunidades na cidade", explica Paulo de Oliveira, um dos proprietários da casa.



Tom da Madeira

O grupo campineiro Tom da Madeira tem uma parceria com o Tonico´s Boteco, para se apresentar todos os sábados, na casa localizada no centro da cidade. O grupo, de caráter instrumental, foi formado há 3 anos e é integrado por quatro músicos: Adriano Amorim (bandolim), José Luiz Padilha (violão de 7 cordas), Luciano Moreira Baradel (cavaquinho) e Lucas de Rosa (pandeiro). O repertório varia de Ernesto Nazaré e Pixinguinha, a Armandinho e Hermeto Paschoal.



Pixiguinha (Alfredo da Rocha Vianna Filho - 1987/1973)

Flautista brilhante e melodista privilegiado, sempre levou a criatividade para suas composições e, mesmo quando trocou a flauta pelo saxofone, continuou a apontar para horizontes novos através de contrapontos que se tornaram um ponto de referência e um estilo de execução para o instrumentista brasileiro. Poucos artostas interagiram com sua geração de maneira tão decisiva para o desenvolvimento da autêntica música brasileira, quer como compositor, instrumentista, arranjador e maestro. Pixinguinha, alémn de grande músico, tstemunhou as grandes transformações político-sociais e culturais ocorridas no Brasil.


Fonte:
Luciano Moreira Baradel, músico do Tom da Madeira
Fone (19) 3227 8270


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade