Campinas/SP - Quinta, 28 de março de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

BAMBU E PALHA DE ARROZ PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL  


O Instituto Ambiental Biosfera foi criado em dezembro de 1989, no Rio de Janeiro, originalmente sob a denominação da Sociedade Brasileira para Valorização do Meio Ambiente. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos tendo como objetivo maior a promoção de ações e iniciativas voltadas para o Desenvolvimento Ambiental do Brasil, incluindo especial atenção no que concerne à realização de programas, projetos e eventos destinados à cooperação técnica e intercâmbio nacional e internacional nas Áreas Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável. A entidade tem, também, uma forte atuação no planejamento e coordenação de programas de cursos, treinamento e capacitação na área ambiental, com atuação em todo o território nacional.


»
Baú de Notícias

   


Bambu, palha de arroz e serragem estão entre os resíduos vegetais que podem ser utilizados na construção civil. Esse material, conhecido como “composito vegetal”, foi tema da apresentação do professor Antonio Ludovico Beraldo, no 1º Simpósio e Exposição Internacional Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais, que acontece em Paulínia/SP.

O “composito vegetal” une as qualidades do cimento com as da madeira e, segundo o professor, o material pesa quase um terço do concreto, é durável, resistente a água e ao fogo, além de ser um excelente isolante térmico e acústico. Vale lembrar que o “composito” de cimento/madeira não utiliza a pedra britada e, portanto, é renovável e ecologicamente correto.

O material pode ter inúmeras aplicações na construção civil, entre elas a fabricação de blocos para a construção de casas e edificações (urbanas ou rurais), bloquetes para pavimentação de calçadas e pisos, placas para paredes e muros, telhas, floreiras e até mesmo em canais de irrigação.

A nova tecnologia já é utilizada em algumas edificações na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde o professor Beraldo é pesquisador, e também na cidade de Paulínia, onde há calçadas feitas com blocos de composito vegetal. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.agr.unicamp.br/biokreto



Evento ambiental

O 1º Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais acontece de 20 a 23 de maio na cidade de Paulínia/SP e é considerado o maior evento técnico e político neste segmento. Estão reunidos cerca de 1.000 inscritos, 90 conferencistas nacionais e estrangeiros, representantes de mais de uma centena de municípios industriais brasileiros, dezenas de indústrias e várias delegações estrangeiras. Ao final do encontro, será elaborada a Carta de Paulínia, um documento com as conclusões e recomendações que serão divulgadas, amplamente, no Brasil e no exterior. Os organizadores acreditam que este documento será um importante referencial para os municípios industrializados implantarem programas preventivos. A promoção é do Instituto Ambiental BIOSFERA, uma das instituições responsáveis, entre outros eventos, pela organização da ECO-92.


Mais informações:
na sala de imprensa do evento: (19) 3833 3892 / 3726 / 3190, com Gilberto Gonçalves ou Isabel Martinez.

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade