Campinas/SP - Terça, 23 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

BRASIL GANHA 5 MEDALHAS EM OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


A equipe do Brasil acaba de apresentar seu melhor desempenho em uma Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês), realizada no início de agosto na cidade de Vólos, na Grécia. Os estudantes do ensino médio voltaram para o país com cinco medalhas: duas de prata e três de bronze.

Daniel Mitsutani e Luís Fernando Valle, de São Paulo, ganharam medalha de prata. As de bronze foram conquistadas por Fábio Kenji Arai e Allan dos Santos Costa, de São Paulo, e Larissa Fernandes de Aquino, de Pernambuco.

A equipe vencedora tem experiência em premiações internacionais. Larissa e Luís Fernando também receberam medalha de prata na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), de 2012.

Arai já havia recebido menção honrosa na última edição da IOAA e conseguiu a prata na Olímpiada Internacional de Física (IphO, na sigla em inglês), na Dinamarca no mês passado.

Os estudantes passaram por treinamentos intensivos antes de viajar para a competição. O programa envolveu grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu, com instrumentos e a olho nu.

Aprenderam também a fazer análises de dados astronômicos e ainda tiveram à disposição um planetário móvel, cedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para estudar as constelações do hemisfério Norte por meio de projeções.
Para competir na olimpíada internacional, os alunos precisam ter uma ótima pontuação na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Feito isso, eles são convidados a participar de seletivas, passam por etapas classificatórias e fazem ainda um treinamento intensivo com astrônomos profissionais.

Para o professor João Canalle, coordenador nacional da OBA, o evento desperta nos alunos o interesse pela astronomia. “Nossa área é muito carente de profissionais especializados e dispomos de pouquíssimos professores formados. As olimpíadas científicas surgem com o objetivo de atrair não só os jovens, mas também os futuros mestres em astrofísica”, afirmou.

Mais informações sobre a OBA www.oba.org.br/site
Fonte: Agência FAPESP

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade