Campinas/SP - Segunda, 4 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SITE PARA EDUCADORES FACILITA ENSINO À DISTÂNCIA  


A equipe da Webcompany têm desenvolvido websites desde 1996 para todos os tamanhos e formas de negócio. Constituída de profissionais em programação, design gráfico, marketing, multimídia e tecnologias de Internet, desenvolve serviços e soluções para empresas. A Comunicativa ACJ atende a Webcompany em assessoria de imprensa desde maio de 2000.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



Para viabilizar a metodologia do Sitescola, a WebCompany, produtora de soluções para internet, em Campinas/SP, desenvolveu um sistema que amplia a interatividade entre professor e aluno. Todo material didático fica disponível no site para leitura e as lições semanais são acompanhadas e monitoradas por professores especializados. "Utilizamos o recurso de identificação de log (número de identificação do aluno) para controlar todos os links que estão sendo visitados e acompanhar o desenvolvimento e nível de interesse do estudante durante o curso", afirma Alexandre Moreno Frias, Diretor Executivo da produtora.

Para a pedagoga Sônia M. Aranha de Andrade, o método de ensino orientado, se torna mais exigente que os cursos presenciais, pois exige que o aluno escreva, ampliando o domínio do conteúdo estudado, além de se adequar ao ritmo de vida contemporâneo, permitindo que a pessoa assista as aulas em casa ou no escritório. O projeto de ensino orientado foi elaborado por Sônia, em conjunto com a Administradora de Empresas Lúcia Helena Santos Elias. Elas implantaram inicialmente um esquema de lições semanais e acompanhamento dos professores através da troca de e-mails e debates em fóruns de discussão, o que resultou em grande interesse dos alunos pela regularidade das aulas e o apoio didático oferecido. "Tentamos simular através do curso por e-mail toda a experiência vivida durante o processo didático-pedagógico que encontramos nas universidades", lembra Sônia. Os primeiros cursos foram ministrados com recursos tecnológicos primários - através de e-mails pessoais - o que dificultava o processo, pois os provedores tinham limites para o tamanho das caixas postais, fazendo com que os alunos nem sempre recebessem todas as informações necessárias.

No período de um ano (2001) operando com recursos primários, o Sitescola certificou cerca de 100 profissionais de educação em nível nacional e internacional. "Com a nova estrutura, desenvolvida pela WebCompany, pretendemos gerenciar vários cursos ao mesmo tempo, aumentando o número de alunos e abrir espaço para outras instituições que queiram aplicar o ensino à distância através do site", afirma Sônia.

O projeto tecnológico do Sitescola supre as maiores dificuldades encontradas pelas profissionais. A WebCompany criou um sistema dinâmico com alta capacidade de armazenamento de dados, onde cada aluno cadastrado tem espaço para guardar, no próprio site, todo o conteúdo do curso e as informações trocadas através de e-mails e fóruns de discussão. O sistema também abriga uma biblioteca virtual para apoio didático aos alunos. A alta capacidade de armazenamento permite ainda o aluguel de salas para outras instituições de ensino ministrarem seus próprios cursos. "A estrutura do site comporta a realização de cursos completamente independentes, com autonomia no processo de gerenciamento para o professor, instituição de ensino e para o diretor do site", explica Alexandre.

Os cursos propostos pelo Sitescola são direcionados a educadores, nas opções de aprendizado orientado e auto-aprendizado (modalidade de curso livre sem prazo para inicio e término). As informações e matrícula estão disponíveis no endereço www.sitescola.com.br. Após o cadastramento e pagamento da taxa de inscrição, o aluno é liberado para acessar o conteúdo do curso.

Fontes:
Sônia M. Aranha R. de Andrade, Diretora Pedagógica do Sitescola. Fone: (19) 3233 1481.
Alexandre Moreno Frias, Diretor Executivo da WebCompany. Fone: (19) 3294 9200.


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade