| |

Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
| PAS DE CUBA VOLTA A SER ITINERANTE
|
|
|
A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
| |
|
O tradicional Intercâmbio Cultural com o Ballet Nacional de Cuba (Pas de Cuba) que acontece nas férias de inverno na Região Metropolitana de Campinas, ganha uma edição especial de verão e retoma ao seu formato itinerante.
O objetivo do projeto, realizado há seis anos no Brasil, é difundir a escola latino-americana de balé, reconhecida mundialmente por ensinar a dança com técnicas que se adaptam ao biótipo latino, e não ao europeu.
Segundo informações da Perfil Produções Culturais, idealizadora do evento, “em virtude dos vários convites recebidos, a edição de verão irá para a cidade de Piracicaba/SP (5 a 31/01/2015) e a edição de inverno para Salvador/BA (julho de 2015).
Verão
O Studio 415, uma das mais tradicionais escolas de balé de Piracicaba, será a parceira neste novo projeto. Além de sediar o evento, a escola disponibilizou um espaço para os alunos provenientes de outras localidades, nos moldes dos alojamentos oferecidos nos curso anteriores.
Com 35 anos de atividade o Studio 415 está em nova sede, localizada na área central de Piracicaba, com amplas instalações construídas especialmente para ser uma escola de balé. Cinco salas de aula e toda a infra-estrutura de um espaço confortável, moderno e aconchegante estarão à disposição dos alunos.
Inverno
Em Salvador, a sede do Pas de Cuba-Bahia será a também tradicional academia Ballet Rosana Abubakir, com 27 anos de atividade e um grande diferencial: É uma das poucas escolas brasileiras que seguem a metodologia cubana de balé.
Segundo a produtora do evento, Bernadete Faria, “O Studio 415 já realiza algum trabalho desenvolvido a partir do método cubano e pretende ampliar. Como teremos um curso intensivo de metodologia na cidade, será uma grande oportunidade para os professores de aperfeiçoarem”.
As inscrições para o VII Pas de Cuba são para bailarinos a partir de 09 anos de idade e já se encontram abertas no site: www.pasdecuba.com.br.
O projeto Pas de Cuba já realizou seis edições no Brasil, todas na região de Campinas/SP. As edições de 2009, 2010, 2013 e 2014 foram realizadas em Campinas e as de 2011 e 2012 foram na cidade de Valinhos.
Metodologia do Balé Cubano
Unindo a técnica das escolas russa, francesa, inglesa e italiana, apenas para citar as principais, a lendária bailarina Alicia Alonso criou a Escola Cubana de Ballet, na década de 60, com a supervisão dos irmãos Fernando e Alberto Alonso, respectivamente professor e coreógrafo do então Ballet Alicia Alonso.
Sintetizando elementos naturais da cultura de seu povo, através de determinados movimentos de quadris e braços comuns às danças populares do Caribe, eles adaptaram os movimentos clássicos, para o físico dos bailarinos latinos, muito diferente do físico europeu mais longilíneo. Era a Metodologia Cubana de ensinar o ballet clássico.
Um povo naturalmente dançante (o caribenho em geral e os cubanos em particular), encontrou nessa Metodologia a oportunidade de aprender o clássico com uma desenvoltura própria. Embora a dança fosse um forte componente da cultura nacional, não havia uma tradição de dança cênica na Ilha.
Através da metodologia cubana, os bailarinos chamam a atenção pelo jeito próprio de mostrar o tradicional clássico, principalmente no uso diferenciado da musicalidade, da interpretação e da técnica. Giros e saltos ganham maior velocidade e amplitude, graças a um treinamento específico. O tradicionalismo da dança clássica é mantido, mas com adaptações para o físico dos bailarinos latinos.
Informações:
www.pasdecuba.com.br
|
|
|
|
|
|
| |
|
|
| |
|
|
| «
voltar |
|
|
|