Campinas/SP - Domingo, 25 de junho de 2017 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

QCV LANÇA ‘PRA CANTAR A BATUCADA’ EM CAMPINAS  


Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark. Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


Rodrigo Duarte (voz, violão, percussão geral e surdo), Alessandro Dias (voz, violão, viola e percussão geral), Adriano Dias (voz, percussão, rabecolão, flauta, viola e violão sete cordas) e Deo Piti (voz, percussão geral e pandeiro).


O álbum “Pra Cantar a Batucada” é o primeiro do Quarteto de Cordas Vocais e traz releituras de grandes sucessos do samba tradicional, reunindo os melhores arranjos tocados pelo grupo ao longo de sua história e misturando composições de diferentes locais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. A expectativa do grupo é começar um novo ciclo musical, com composições próprias.

O QCV nasceu como um grupo vocal, em meados de 1995, em Campinas, inspirado por grupos como MPB-4 e Os Cariocas. Começou a se apresentar em palcos da cidade com a proposta vocal, mas com arranjos originais escritos por Adriano Dias. Posteriormente, por volta do ano 2000, incorporou as rodas de samba feitas nas mesas do bar da cidade.

O CD é fruto dessas rodas, pesquisa e aplicação dos arranjos.
O Show de lançamento no Tonico´s Boteco – reduto do samba de raiz de Campinas – será a partir das 21 h de quinta (16/10) e receberá músicos que já se apresentaram com o quarteto, como Bruna Volpi, Vanessa Costa, Edinho, Tio Beiço e Andréia Preta, entre outros.

O CD foi financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) e é distribuído pelo selo independente Kalamata, da Direção Cultura Produções.
O QCV se apresenta quinzenalmente no Tonico´s, há 13 anos, sempre às sextas-feiras, na tradicional Roda de Samba da casa.

O álbum

Pra Cantar a Batucada faz uma compilação dos melhores arranjos tocados pelo grupo ao longo de quase duas décadas de trabalho e resgata canções de compositores como Chico Buarque, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Adoniram Barbosa, Cartola, Wilson Batista entre outros. O baiano Batatinha faz uma homenagem a Paulinho da Viola na música Ministro do Samba. Outro resgate histórico feito pelo grupo é Chico Brito, de Wilson Batista.
Há também releituras importantes como que o grupo faz, como Estação Derradeira, de Chico Buarque, Juízo Final e Pode Apagar o Fogo Mané, de Cavaquinho e Adoniram, entre outras.

Um grupo que faz história

Um dos grupos de maior expressão no cenário da música brasileira de Campinas e região. Fundado em 1995, o Quarteto de Cordas Vocais confere roupagem particular a tudo que interpreta.Arranjos vocais e instrumentais são executados pelo grupo onde todos são cantores, multi-instrumentistas e compositores.

Em outubro de 2000, o grupo iniciou um projeto de revitalização do samba na cidade de Campinas. Além de representar um valioso resgate, que frutifica num crescente pelo gênero na cidade, o projeto “Revivendo o Samba” contribuiu para a revitalização do centro antigo, com a roda de samba no Centro Cultural Evolução e no Tonico´s Boteco.

O grupo se fortaleceu e se especializou no samba tradicional, tanto na qualidade de execução, como na escolha do repertório. Apresentou-se ao lado dos Demônios da Garoa, Velha Guarda da Portela e Mangueira, Bezerra da Silva, Chico Cezar, Belchior, Almir Sater, Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira. Em sua trajetória o grupo se apresentou em várias capitais brasileiras como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia.

Em 2010 o grupo representou o Brasil na embaixada brasileira em Genebra (Suíça). Nos shows de samba tradicional o grupo conta com a participação luxuosa de Daniel Romanetto no cavaquinho.

Acompanhou artistas como: Moacir Luz, Nei Lopes, Guilherme de Brito, Walter Alfaiate, Monarco, Nelson Sargento, Noite Ilustrada, Délcio Carvalho, Luís Carlos da Vila, Ná Ozzeti, Maurício Pereira, Niltinho Tristeza, Noca da Portela, Passoca, Skowa, Jards Macalé, Marcos Sacramento, Wilson Moreira, Darcy da Mangueira, Wilson das Neves, Dona Inah, Áurea da Portela, entre outros.

Serviço:
Show de lançamento do CD "Pra Cantar a Batucada" - Quarteto de Cordas Vocais
Local: Tonico’s Boteco. R. Barão de Jaguara, 1373, Centro - Campinas. (19) 3236-1664
Data: 16 de outubro
Horário: 21h
Couvert: R$ 15

Contato: quarteto@gmail.com

 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®