Campinas/SP - Quinta, 11 de agosto de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CALOR ALAVANCA VENDAS DE RESFRIADORES DE AR  


A ECOBRISA, marca da Viva Equipamentos Comércio Ltda, é a empresa líder no mercado nacional de refrigeradores evaporativos de ar e pioneira nesse tipo de climatização para ambientes domésticos no País. Seu grande diferencial de seu produto está na tecnologia: o resfriamento ocorre por meio de evaporação de água, que aumenta a umidade relativa do ar, sem o uso gases refrigerantes prejudiciais ao meio ambiente. Uma bomba irriga, a partir de um reservatório, um painel evaporativo por onde o ar passa, insuflado por um ventilador. O consumo médio de um modelo doméstico é de 95 watts, o mesmo de uma lâmpada incandescente e até 95% menor do que o de um condicionador de ar convencional. Estes aparelhos são econômicos, saudáveis e ecologicamente corretos. A empresa atua no ramo de climatização desde 1999. Está sediada em Campinas/SP, onde mantém uma capacidade de produção mensal de até 1500 resfriadores, com perspectiva de ampliação para o verão, atendendo clientes em várias regiões do Brasil e no Mercosul. Além da comercialização, possui equipamentos próprios usados para a prestação de serviços de climatização de ambientes em feiras, exposições e eventos diversos. Rua Francisco Ceará Barbosa, 394 - 13082-030 - Campinas/SP - Fone: (19) 3246 1414


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



texto:Timóteo Camargo
fotos: Gilbero Gonçalves
Comunicativa ACJ


O forte calor registrado no mês de outubro – o segundo maior dos últimos 102 anos em Campinas, com temperaturas, em média 3,5ºC acima do esperado para esse período – surpreendeu a fabricante de climatizadores evaporativos ECOBRISA. A empresa, especializada no ramo desde 1999, teve uma procura 60% maior do que esperava para essa época do ano. Segundo o climatologista Hilton Silveira Pinto, diretor associado do CEPAGRI (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura) da Unicamp, apesar do mês de outubro geralmente ser o mais quente do ano, em 2002 essa elevação se deu por conta do fenômeno meteorológico conhecido como “El Niño”.

A Viva Equipamentos, proprietária da marca ECOBRISA, aumentou o número de funcionários dos setores de vendas e produção em 25% para atender demanda. “Até a segunda semana de novembro estaremos com todo o processo de produção e de entregas normalizados” – garantiu Paulo Gabarra, diretor da empresa. O aumento inesperado da procura provocou um atraso nas entregas de até 15 dias. Para manter o equilíbrio, a empresa suspendeu, temporariamente, uma campanha publicitária no rádio iniciada no começo da primavera.

Antes do calor que chegou de surpresa, a ECOBRISA já vinha apresentando um grande percentual de crescimento; em parte, por conta da tecnologia desenvolvida. Os resfriadores evaporativos não utilizam gases refrigerantes, que são nocivos ao meio ambiente, são até 95% mais econômicos do que condicionadores convencionais e não ressecam o ar. A diminuição da temperatura se dá por meio da evaporação de água, com um conseqüente aumento da umidade relativa do ar, o que faz bem para a saúde dos usuários. O médico radiologista Jerome Luiz Barros Cairo foi um dos clientes que adquiriram o produto na onda de calor de outubro. Cairo, que comprou quatro aparelhos – dois para sua casa e dois para o consultório – destacou os benefícios à saúde proporcionados por essa tecnologia: “Além da umidificação do ar, que é favorável para o sistema respiratório e até para os olhos, os resfriadores não possuem uma variação de ruído. São saudáveis e agradáveis para dormir”.

A ECOBRISA – líder no mercado nacional e pioneira na utilização da tecnologia evaporativa de resfriadores domésticos no Brasil – se prepara para dobrar a produção no verão em relação a outubro. A empresa está deslocando toda a linha de produção para uma área 40% maior que a atual, com 1000 metros quadrados.


Novos mercados

A ECOBRISA vendeu, em outubro, seis unidades do modelo industrial EB300, no valor de R$8.500,00 cada um, para a parte paraguaia da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A transação foi a primeira exportação feita pela empresa. Gabarra, destacou, dentre os motivos do êxito da operação, as facilidades fiscais e documentais proporcionadas pelo Mercosul e a taxa de câmbio. “É mais rentável vender no Cone Sul do que dentro do Brasil.”

Agora a empresa se prepara para ampliar seu mercado além das fronteiras do País: “Com experiência bem sucedida [de exportação], e um portfólio com uma venda grande como essa, temos condições favoráveis para alcançar mercados de grande potencial” - disse. A empresa já está fazendo um levantamento de possíveis representações em outros países da América do Sul, Central e principalmente no México – um grande mercado em potencial.

A venda para Itaipu foi feita à empresa Ruben Enrique, fornecedora de equipamentos para a hidrelétrica paraguaia. Os aparelhos EB300 são indicados para ambientes de até 300 metros quadrados, e vão climatizar as salas de geradores em períodos de manutenção. Devido ao tamanho e a potência do maquinário de geração utilizado, a temperatura nesses compartimentos ultrapassa os 45ºC, e deverá ser reduzida em até 12ºC com o uso dos resfriadores.



ECOBRISA

A ECOBRISA é a empresa sediada em Campinas/SP, líder no mercado nacional de refrigeração evaporativa de ar, e pioneira nesse tipo de climatização para ambientes domésticos no País. Com uma capacidade de produção mensal de até 1500 resfriadores, atualmente tem clientes em várias regiões do Brasil, e agora no Mercosul. Além da comercialização, possui equipamentos próprios usados para a prestação de serviços de climatização de ambientes em feiras, exposições e eventos diversos.

A tecnologia utilizada nos resfriadores ECOBRISA é econômica e não traz prejuízos para o meio ambiente. O resfriamento ocorre por meio de evaporação de água, que aumenta a umidade relativa do ar, sem o uso gases refrigerantes nocivos ao meio ambiente. Uma bomba irriga, a partir de um reservatório, um painel evaporativo por onde o ar passa, insuflado por um ventilador. O consumo médio de um modelo doméstico é até 95% menor do que o de um condicionador de ar convencional.

A empresa trabalha com sete modelos de refrigeradores: O EB15, EB20, EB50, EB75, EB100, EB150 e o EB300, recomendados para áreas máxima entre 15 e 300 metros quadrados. Em áreas maiores é necessária a instalação de mais de um aparelho.


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade