Campinas/SP - Segunda, 10 de novembro de 2025 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

TONICO´S BOTECO PROJETA GRUPO ENSAIO  


Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark. Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



O canto do salão principal do Tonico´s Boteco por onde já passaram nomes de peso do samba como Walter Alfaiate, Guilherme de Brito, Darcy da Mangueira, Noite Ilustrada, Monarco, Nelson Sargento e da cultura como Jaguar e Thiago de Melo parecia grande demais para os 4 jovens profissionais de áreas sem nenhuma afinidade com o mundo musical. Desconhecidos ou, ainda pouco conhecidos em Campinas, Guilherme, Maurício, César e Ricardo cumpriram a missão de não deixar o samba morrer.

Das 9 da noite até quase uma da madrugada o rebolo, cavaquinho, pandeiro e surdo fizeram jovens e até uns mais idosos requebrar as cadeiras ao som dos sambas mais famosos e menos famosos, também, por que não, afinal o grupo pesquisa o samba de raiz e tem encontrado preciosidades muito pouco conhecidas do grande público.

Além da estréia na casa considerada hoje como reduto do samba em Campinas, os integrantes do Grupo Ensaio serviram de anfitriões a nada menos que Walter Alfaiate, Moacir Luz e Délcio Carvalho que anteciparam a chegada na cidade para o show do dia seguinte na Estação Cultura.

Anunciar ao microfone a chegada desta troupe na casa foi motivo de grande satisfação ao percurcionista Ricardo Martins. Ao receber o bilhete para o anúncio exclamou atônito: “Mas eles estão aqui? Chegaram aqui?” Parecia não acreditar. De volta ao surdo, marcando o samba, levou o público a balançar o Tonico´s até de madrugada.


Grupo Ensaio

A chegada do Grupo Ensaio ao Tonico´s Boteco foi conseqüência de muito acaso e coincidências. Foi assim, também, que o grupo se formou. Duas duplas de amigos com afinidades profissionais descobriram ter algo mais em comum. O gosto musical acabou unindo Guilherme Pierrotti, 26 anos, campineiro, advogado e toca rebolo; Maurício Orsi, 35 anos, campineiro, professor de Educação Física, toca cavaco e canta. Cesar Kluger, 25 anos, campineiro, advogado e toca pandeiro; Ricardo Martins, 28 anos, paulistano, professor de Educação Física e toca surdo.

Afinidades conciliadas teve início a “carreira” musical. Primeiro foi nas próprias casas dos “músicos” em ambiente familiar. Agradando, foram solicitados por amigos para aquele “churrasquinho de fim de semana”, para aquela “festinha de aniversário do sobrinho”. E, assim foi...

Mais maduro, com muitas apresentações para amigos, o grupo passou a ensaiar. E, de ensaio em ensaio, virou Grupo Ensaio, com marca criada e tudo mais que manda o figurino. Dos quintais fumegantes de picanhas e costelas na brasa logo veio o convite para vôos mais altos. Bares do bairro do Cambuí, Souzas e Barão Geral passaram mostrar o som do Grupo Ensaio. Até o sábado dia 1º de fevereiro quando acreditam terem conseguido o máximo: tocar no Tonico´s Boteco o atual berço do samba em Campinas.

 


Outras fotos :



 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade