Campinas/SP - Segunda, 28 de maio de 2018 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

VÍDEO SOBE INFERNO DE DANTE NA UNIVERSIDADE DE COLUMBIA  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


Arquiteto e doutorando Paulo de Tarso: trabalho incorporado ao site Digital Dante


19/04/2016 - E ninguém sabe como elas conseguiriam sair de um círculo para entrar em outro. Eis a questão que matemáticos e pintores tentaram, ao longo da história, tentar responder. Um deles foi o pintor italiano Sandro Botticelli propondo que houvesse escadas entre os níveis. Porém esta não seria a melhor solução segundo o arquiteto e doutorando da Unicamp Paulo de Tarso Coutinho Viana de Souza. Para o pesquisador, a figura geométrica de uma espiral seria mais funcional e plausível. A ideia foi traduzida em um vídeo de computação gráfica que agora está disponível no site Digital Dante, vinculado à Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.

Segundo Paulo de Tarso o site é uma plataforma acadêmica que tem como editora a professora Teodolinda Barolini, considerada uma das maiores especialistas do mundo em Dante Alighieri . Em uma carta enviada ao doutorando ela fez vários elogios ao trabalho do pesquisador afirmando que ele oferece “uma maneira moderna e tecnicamente avançada de trazer o inferno de Dante à vida”. Há dois anos o pesquisador vinha mantendo contato com a professora. O filme foi pensado para a site e também para compor sua tese de doutorado, desenvolvida no programa de Artes Visuais do Instituto de Artes (IA) da Unicamp com orientação de Haroldo Gallo. Para construir a espiral ele utilizou as imagens do ilustrador Gustave Doré provavelmente o maior ilustrador da Divina Comédia.

Além do vídeo da espiral o site incorporou mais três filmes idealizados pelo arquiteto e que trazem as representações do próprio Dante, de Boticelli, e do matemático Antonio Manetti. No texto que antecede os vídeos o título chama a atenção para “a visão de um arquiteto sobre o inferno de Dante”. A espiral imaginada por Paulo de Tarso seria descontínua em dois pontos, onde ocorreriam as passagens de um nível para o outro. “Encontrei na figura geométrica da espiral a solução para o transito de Dante e Virgílio no inferno porque na obra Dante sempre desperta num outro ciclo, nunca sabemos como ele atravessou”.
 

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®