Campinas/SP - Terça, 16 de setembro de 2025 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PENSSAN CONTRA EXTINÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP

NOTA PÚBLICA SOBRE A EXTINÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), por intermédio dos integrantes de suas instâncias diretivas, vem se somar às muitas manifestações de indignação e protesto pela extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), decidida já no primeiro ato do Governo Bolsonaro na forma de uma Medida Provisória (MP Nº 870, de 01/01/2019), na qual constam ainda outras medidas anti-democráticas.

O CONSEA é uma conquista da sociedade brasileira resultante da redemocratização do país e do princípio de cidadania consagrado na Constituição Federal de 1988. Após uma primeira e breve existência nos anos de 1993 e 1994, o Conselho foi recriado em 2003 e desde então tornou-se uma experiência exemplar de participação social em políticas públicas relacionadas ao direito humano à alimentação (DHA) e à soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN).

Na condição de órgão de assessoramento direto da Presidência da República, o CONSEA exerceu com autonomia, senso crítico e reconhecida seriedade e competência seu papel de participação e controle social da formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas para o DHA e a SSAN. É longa e bastante significativa a lista de políticas, programas e ações públicas que tiveram origem no CONSEA ou que contaram com a participação decisiva do Conselho, sempre com base no diálogo entre as representações da sociedade civil e dos órgãos de governo que o compõem. Também cabe destacar as inúmeras e distintas atividades desempenhadas nesta instância, a saber o debate e análise sobre indicadores e dados da fome e da ocorrência de outras situações de insegurança alimentar e nutricional (como obesidade), processo de tradução do conhecimento técnico e científico sobre SSAN para a população em geral por meio de materiais didáticos, a realização de debates sobre temas importantes a sociedade brasileira buscando assim fomentar decisões efetivas do ponto de vista econômico, social e cultural.

Gostaríamos de destacar uma iniciativa em particular que foi o impulso inicial e o decisivo apoio dado pelo CONSEA para a constituição da Rede PENSSAN, sem o qual dificilmente seria possível a realização de três encontros nacionais de pesquisadores(as) oriundos de todas as regiões do país e de diversas áreas do conhecimento que resultaram na formalização da nossa Rede. Cabe salientar que a criação da rede veio a preencher importante lacuna em face do expressivo crescimento dos trabalhos acadêmicos sobre temas relativos ao DHA e à SSAN, a saber, a existência de um mecanismo promotor de debates e intercâmbio envolvendo colegas com as mais distintas formações disciplinares e filiações institucionais, ao lado de um grande número de estudantes. A Rede PENSSAN em sua ainda curta existência tem se notabilizado pela promoção de uma ciência cidadã, livre de conflitos de interesses e com atenção especial nas políticas públicas.

Com esta nota pública pretendemos chamar a atenção da comunidade acadêmica e da sociedade brasileira em geral, bem como de nossos colegas e parceiros sediados no exterior, para a gravidade do ato de extinção do CONSEA. Em especial, dirigimos um veemente apelo aos parlamentares do Congresso Nacional a quem caberá deliberar sobre a referida Medida Provisória 870 para que revertam essa decisão danosa à população brasileira em geral e, especialmente, aos setores mais vulnerabilizados e sujeitos às várias manifestações de insegurança alimentar e fome.

Conclamamos também a todas as pessoas que valorizam a democracia e os espaços de diálogo para a construção de políticas públicas a engajar-se na defesa de um Estado permeável às demandas e contribuições oriundas das representações da sociedade civil. A extinção do CONSEA é um fato grave em si mesmo, mas os riscos à participação social e à cidadania ativa certamente não se limitam a ele. Igualmente preocupantes são as iniciativas voltadas para impedir o livre exercício do pensamento crítico e a autonomia universitária.

Em consonância com os princípios e diretrizes consagrados em seus Estatutos, a Rede PENSSAN prestará seu apoio às iniciativas na direção do acima exposto, assim como tornará o IV Encontro Nacional de Pesquisa em SSAN – a ser realizado de 11 a 13 de Setembro no campus da Universidade Federal de Goiás na cidade de Goiânia – em mais um momento de exercício de uma ciência cidadã fundada em pesquisas sem outra restrição que não seja o compromisso com a construção de um conhecimento comprometido com o DHA, a SSAN e a justiça social.

Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2019

Assinam essa nota pela Rede PENSSAN:

Coordenação Executiva: Ana Maria Segall Corrêa (UNICAMP); Daniela Sanches Frozi (Fiocruz); Nilson Maciel de Paula (UFPR); Renato Sérgio Maluf (CPDA/UFRRJ); Sandra Maria Chaves dos Santos (UFBA); Veruska Prado Alexandre (UFG)

Conselho Consultivo: Andréa Cátia Leal Badaró (UTFPR); Anelise Rizzolo Oliveira (UNB); Cimone Rozendo de Souza (UFRN); Cláudia Job Schmitt (CPDA/UFRRJ); Cristine Garcia Gabriel (UFSC); Elisabetta Recine (UNB); Eloise Schott (UFT); Fernanda Cristina de Lima Pinto Tavares (UFPE); Inara Nascimento Tavares (Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena – UFRR); Írio Luiz Conti (Instituto Superior de Filosofia Berthier de Passo Fundo e PLAGEDER/PGDR/UFRGS); Islandia Bezerra (UFPR); Jhonathan Andrade (UFPR); Juliana Braga Guimarães (Centro Universitário IBMR); Lígia Amparo da Silva Santos (UFBA); Lucas Eduardo Alegretti Prates (FIAN Brasil); Marcos Aurélio Lopes Filho (FAO); Maria Angélica Tavares de Medeiros (UNIFESP); Maria de Lourdes Ferreirinha Rodrigues (UNIRIO); Maria Emilia Lisboa Pacheco (FASE-Solidariedade e Educação); Mariana Oliveira Ramos (UFRGS); Mauro Eduardo Del Grossi (UNB); Michelle Cristine Medeiros Jacob (UFRN); Norma Sueli Marques da Costa Alberto (Centro Universitário UNINOVAFAPI); Poliana de Araújo Palmeira (UFMT); Réia Sílvia Lemos C. S. Gomes (UFPA); Renata Menasche (UFPel); Silvio Porto (RJ); Sonia Soares (UFRN); Terezinha Pinto de Arruda (Embrapa); Vanessa Schottz Rodrigues (UFRJ)

Conselho Fiscal: Julian Perez Cassarino (UFFS); Naíza Nayla Bandeira de Sá (UFPA); Renato Carvalheira do Nascimento (CAPES)


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade