Campinas/SP - Segunda, 10 de novembro de 2025 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

NEI LOPES LANÇA SAMBEABÁ NO TONICO’S  


Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark. Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


SAMBEABÁ: O SAMBA QUE NÃO SE APRENDE NA ESCOLA

Lançamentos

· Dia 25, às 20h00, no Tonico’s Boteco, em Campinas / SP – Fone (19) 3236 1664. Haverá roda de samba, mas não será cobrado couvert nem consumação.

·Dia 26, às 20h00, na Cervejaria Continental de Jundiaí / SP – fone (11) 4521 5795. Com couvert de R$ 3,00.


O livro que traça a história do samba, através de um registro apaixonado da vivência de quase meio século neste ambiente. O texto é de Nei Lopes, as ilustrações são de Cássio Loredano e apresentação do historiador Luiz Antonio Simas, publicado pelas editoras cariocas Casa da Palavra e Folha Seca.


O livro

O bê-á-bá do samba narrado por um de seus mais marcantes compositores, num livro que traça a história do gênero, marcando sua força e imprimindo firme posição contra as descaracterizações que vão modificando sua tradição.

Em seu novo livro o compositor e escritor Nei Lopes faz um registro apaixonado de uma vivência de quase meio século no mundo do samba. Através de pequenos ensaios, Nei conduz o leitor por tempos, situações e personagens que contam a história deste gênero em uma perspectiva muito particular.

Com mais de 30 ilustrações de Cássio Loredano e apresentação do historiador Luiz Antonio Simas, inaugurando uma parceria entre as editoras cariocas Casa da Palavra e Folha Seca, b>Sambeabápasseia pela música popular descrevendo o ambiente de surgimento do samba.

Partindo da chegada dos negros africanos e narrando sua diáspora pelo território brasileiro de acordo com os ciclos da economia, Nei chega ao século XX mostrando como se forjou o samba urbano carioca, descrevendo seus vários tipos e figuras marcantes, a gênese das escolas, seus enredos e alegorias, chegando até os dias de hoje.

No final, uma lista com os resultados de todos os desfiles de escolas de samba, as transformações dessas escolas, mini-biografias de sambistas e um glossário de termos desse universo. Um livro que serve tanto ao estudioso do assunto quanto aos que nunca ouviram o bater do pandeiro.


O autor

Nei Lopes nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 9 de maio de 1942. Bacharel pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil, abandonou a carreira de advogado no início dos anos 70 para dedicar-se à música e à literatura.

Ficou famoso por sua parceria com Wilson Moreira, com quem gravou os discos A arte negra de Wilson Moreira & Nei Lopes e O partido muito alto de WM & NL, reunidos em CD em 1995. Individualmente, lançou Negro mesmo, Canto banto, Sincopando o breque e De letra & música. Composições suas, como Goiabada cascão, Senhora liberdade, Fidelidade partidária, Coisa da antiga, Gostoso veneno e inúmeras outras foram gravadas pelos maiores intérpretes do samba.

Em sua carreira de escritor, Nei Lopes lançou sempre livros tendo a cultura negra como tema, entre eles O negro no Rio de Janeiro e sua tradição musical, 171 Lapa-Irajá, Casos e enredos do samba, Zé Keti: o samba sem senhor e Logunedé: santo menino que velho respeita.


O ilustrador

Nascido no Rio de Janeiro, Cássio Loredano é caricaturista e autor de vários livros sobre história da caricatura. Viveu 14 anos na Europa, tendo voltado definitivamente ao Brasil em 1992. Sua carreira está estritamente vinculada à imprensa, tendo por toda sua trajetória colaborado com os maiores periódicos tanto daqui quanto de lá. Atualmente colabora com os jornais Estado de S. Paulo e El País, da Espanha. Lançou recentemente Alfabeto literário (2002).


A orelha

A apresentação é de Luiz Antonio Simas. Historiador e mestre em História do Brasil pela UFRJ, iniciou um doutorado com projeto sobre samba e futebol na cidade do Rio de Janeiro nas décadas de 20 e 30. Desistiu do projeto quando percebeu que melhor do que teorizar sobre esses temas é frequentar rodas de samba e jogar peladas semanais, coisa que desde então vem fazendo com freqüência. Participou com Nei Lopes da Segunda Jornada Estadual de Cultura, em 2001, onde trabalharam questões relativas a cultura popular carioca de origem africana.


A publicação

Sambeabá: o samba que não se aprende na escola
Nei Lopes - Ilustrações de Cássio Loredano
Apresentação de Luiz Antonio Simas
14 x18 cm, 224 p, ilust., p&b. - Casa da Palavra / Folha Seca - R$ 28,00


Fontes:

Fina Flor Produções, telefax: (21) 2543-5878 - finaflor@marlin.com.br
Tonico’s Boteco, Paulo Henrique de Oliveira, fone (19) 3236 1664

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade