PROGRAMA ´SER E CONVIVER´ OFERECE CURSO GRATUITO
|
|
A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
CAMPINAS/SP
Internet ajuda a capacitar adolescentes para a vida e para o trabalho durante a pandemia
Programa em Campinas (SP) foi adaptado para o ensino a distância e Educação 4.0; são 520 horas de capacitação gratuita a adolescentes em situação de vulnerabilidade
O sonho da estudante Rayssa Oliveira da Silva, 15 anos, moradora de um bairro carente em Campinas (SP), é fazer intercâmbio. Com a pandemia de Covid-19, a estudante viu seu projeto ameaçado, uma vez que precisava não só continuar a estudar, como manter atividades extracurriculares de capacitação.
Um programa modelo, adaptado totalmente para o ensino a distância, tem ajudado Rayssa e outros 28 adolescentes entre 15 e 17 anos a lutar pelos seus objetivos. É o "Programa Ser e Conviver", parceria da Prefeitura de Campinas com o Espro (Ensino Social Profissionalizante), instituição sem fins lucrativos que capacita e insere adolescentes e jovens no mundo do trabalho.
"Estou muito empolgada com o programa porque eu quero fazer intercâmbio no Canadá para estudar e até trabalhar. As aulas pela internet têm me ajudado muito a entender sobre vários assuntos que eu vou usar no futuro", afirma Rayssa.
O Ser e Conviver é voltado a adolescentes e jovens em situação de alta vulnerabilidade, encaminhados por programas sociais da prefeitura. A grade é de 520 horas de atividades: os adolescentes participam de três aulas de quatro horas cada por semana.
São 320 horas de oficinas com temáticas voltadas a pilares da família, inclusão digital, sexualidade e drogas, cidadania, arte e cultura, entre outros. Outras 200 horas envolvem capacitação para o mundo do trabalho, com aulas sobre empreendedorismo, matemática, planejamento, gestão de tempo e até entrevistas simuladas.
Do presencial para a internet
"Nosso objetivo principal é despertar aptidões e competências para que adolescentes e jovens sejam cidadãos críticos e protagonistas de sua própria história", afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
Saade conta que a adaptação da metodologia para o ensino a distância começou em março de 2020, com as turmas do Programa de Aprendizagem do Espro. Segundo ele, o novo formato proporciona, ainda, o desenvolvimento da Educação 4.0, com a inclusão de novas competências em tecnologias.
"Criamos um ambiente virtual de aprendizagem que ressalta nossa metodologia ativa, que é a de um ensino construtivo. Por isso, temos professores-mediadores, para que o adolescente e o jovem sejam protagonistas na educação", diz Saade.
Instrutor do programa, o pedagogo e psicopedagogo Thiago Ferreira Quintanilha, 40 anos, passou por essa transformação presencial-virtual. Ele afirma que as oficinas pela internet têm proporcionado aos estudantes uma nova visão e uma melhor capacitação sobre as ferramentas digitais.
"É claro que o contato presencial é positivo sob o ponto de vista de sentirmos melhor as emoções dos participantes. Com a nova plataforma, porém, não perdemos nada em participação, atenção e desempenho, com a segurança do distanciamento e a vantagem de inserir novas tecnologias no aprendizado", diz Quintanilha.
"Durante as aulas, a gente nem vê a hora passar", resume Caio Eduardo Pimentel de Oliveira, 16 anos, que participa do programa. "Achei que o curso seria diferente, cada um no seu canto fazendo sua lição, mas mesmo pela internet tem muita conversa, muita participação de todos", diz o estudante, cujo sonho é ser técnico em informática.
|
|