Campinas/SP - Segunda, 15 de setembro de 2025 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

´GRUPO GALPÃO´ DOCUMENTADO EM NOVA PUBLICAÇÃO DO SESC  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP

As Edições Sesc SP lançam o livro “Grupo Galpão: tempos de viver e de contar”, que narra a trajetória de uma das mais importantes companhias da história do teatro brasileiro. A obra, organizada por Eduardo Moreira, conta com ensaio assinado pelo crítico Valmir Santos, além de imagens que ilustram uma rica iconografia de bastidores e espetáculos.

A live de lançamento da publicação ocorrerá no dia 15 de julho, às 19h, em bate-papo transmitido pelo Youtube do Sesc Pinheiros com participação de Eduardo Moreira, fundador e diretor artístico do Grupo Galpão, além de organizador do livro e Inês Peixoto, atriz, diretora, dramaturga.

O link a seguir possui PDF do livro e imagens de divulgação: https://www.dropbox.com/sh/8mvsj1pp447dql6/AABiuL9O7eI6f0YFYwYH6Fzca?dl=0 (COPI E ECOLE)

Será realizada, com horário a definir, live de lançamento em 15/7, no Youtube do Sesc SP.

TRAJETÓRIA DE QUASE 40 ANOS DO GRUPO GALPÃO É DOCUMENTADA E ANALISADA EM NOVA PUBLICAÇÃO DAS EDIÇÕES SESC SP


Com textos de Eduardo Moreira e ensaio do crítico Valmir Santos, “Grupo Galpão: tempos de viver e de contar” revela histórias e bastidores da lendária companhia mineira de teatro. Live de lançamento da publicação ocorrerá no dia 15 de julho, às 19h

Das ideias que começaram a tomar forma no início da década de 1980 até os tempos pandêmicos de 2021, um dos mais importantes grupos de teatro do Brasil vivenciou e escreveu histórias passando por diversos cenários, por vezes levando essa bagagem sociocultural para além das fronteiras nacionais. De Belo Horizonte para o mundo, a trupe do Grupo Galpão sempre mesclou influências dos clássicos da dramaturgia ocidental, da cultura nacional e da voz das ruas, formatando, assim, um dos mais ricos portfólios das artes cênicas. Esse caldeirão de identidades é objeto do livro Grupo Galpão: tempos de viver e de contar, publicação das Edições Sesc SP com organização de Eduardo Moreira. O livro conta ainda com ensaio assinado pelo crítico teatral Valmir Santos, além de imagens de uma rica iconografia de bastidores e espetáculos.

A leitura leva ao público uma proposta que relaciona as artes dramáticas com a história pelo viés do “invisível”, das utopias e distopias da existência humana e do que “poderia ser”, de acordo com Eduardo Moreira. Foram estas as bases que mantiveram e ainda mantêm a paixão pelo teatro e a motivação do coletivo intacta quase 40 anos após a sua fundação oficial, em 1982, com os atores Teuda Bara, Wanda Fernandes e Antônio Edson, além do próprio organizador do livro. Dos porões da Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG) às ruas e aos palcos, o Galpão ganhou forma a partir de um elenco que reuniu, espontaneamente e sem vínculos enquanto grupo, para um rígido curso com diretores alemães (do Freis Theater München, que vieram ao Brasil a convite do Instituto Goethe), o que lhes deu a primeira experiência enquanto coletivo e poderosa base na arte da interpretação. A consistência do grupo, entretanto, se deu por interesse próprio em dialogar com formas não acadêmicas – fato notável em suas memoráveis apresentações.

A organização linear do texto ajuda a relacionar a atividade do grupo com variados momentos da história contemporânea do Brasil. Essa linha do tempo também permite, com auxílio de um vasto acervo fotográfico e também de excertos da crítica especializada, a localização dos encontros marcantes do grupo com figuras centrais da produção cultural do país, entre eles Paulo José e Eduardo Coutinho.

Os relatos de Moreira destacam peças icônicas e demonstram como se deram seus processos de concepção ou montagem. A encenação do grupo para Romeu e Julieta, sob a direção de Gabriel Villela, ganha detalhes de bastidores e conta todo movimento de superação do grupo à morte de Wanda Fernandes, então esposa do ator, vítima de acidente de carro no retorno de uma das apresentações da peça. Outro destaque está na narrativa sobre a primeira peça da trupe com direção de um de seus integrantes fixo – o próprio Eduardo Moreira –, Um Molière imaginário. Outra atração do livro está nos excertos de críticas e de artigos de jornais publicados à época de cada período de atuação do coletivo.

Entre passagens importantes da trajetória do Galpão e da própria arte dramática brasileira, um tópico que ultrapassa palcos e locais de encenação chama a atenção: a fundação do Galpão Cine Horto. O local, antigo cinema de bairro, virou um centro cultural especializado em teatro e comandado pela companhia desde 1998. A estrutura é referência nacional na formação de artistas e na oferta de oficinas e debates.

Ao final do livro ainda é possível checar as fichas técnicas de cada um dos espetáculos montados e fotos das equipes técnicas que dão suporte ao grupo.

A live de lançamento da publicação ocorrerá no dia 15 de julho, às 19h, em bate-papo transmitido pelo Youtube do Sesc Pinheiros com participação de Eduardo Moreira, fundador e diretor artístico do Grupo Galpão, além de organizador do livro e Inês Peixoto, atriz, diretora, dramaturga.



“[sua relevância] (..) deve-se ao lugar crucial ocupado pelo grupo: entre a rua e o palco, entre o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o universal e o regional brasileiro”



Danilo Santos de Miranda – Diretor do Sesc São Paulo



FICHA TÉCNICA



Grupo Galpão - tempos de viver e de contar

Organizador: Eduardo Moreira

Edições Sesc SP

2021

ISBN: 978-85-9493-194-8

Preço: R$88

Páginas: 351

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria


 

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade