Campinas/SP - Segunda, 15 de setembro de 2025 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PESQUISADORES CAPACITADOS PARA DETECTAR SEAR-COV-2 NO ESGOTO  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP


Os testes de RT-PCR em amostras de esgoto, para detecção precoce do novo coronavírus (Sars-Cov-2), poderão ser feitos em Foz do Iguaçu (PR), no laboratório molecular do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A equipe de pesquisadores e bolsistas, que será responsável pelo trabalho, está passando por uma capacitação nesta semana, ministrada por professores da Universidade Federal do ABC (UFABC). O treinamento começou na segunda-feira (5) e segue até sexta (9).

A iniciativa faz parte do projeto “Monitoramento do esgoto como ferramenta de vigilância sanitária para detecção precoce do Sars-Cov-2”, desenvolvido pela Itaipu, por meio da Diretoria de Coordenação, em parceria com a UFABC, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Como vai funcionar

Hoje, são coletadas semanalmente amostras de esgoto na cidade e nas dependências da usina, que depois passam por testes de RT-PCR no laboratório de biologia molecular da UFABC, em São Paulo. Com a capacitação dos profissionais e a transferência de tecnologia, esses exames poderão ser feitos também em Foz do Iguaçu, no laboratório do PTI, reduzindo a dependência externa e agilizando os resultados.

Os equipamentos para prover o laboratório do PTI foram adquiridos com recursos de Itaipu, que investiu R$ 3,5 milhões no projeto. O valor inclui equipamentos, insumos e bolsas de pesquisa. Dentre os equipamentos, estão PCR em tempo real, ultrafreezer, fluxo laminar, centrífugas e kits de detecção de covid-19.

A bióloga Simone Benassi, coordenadora do projeto pela Itaipu, explica que no primeiro mês após a capacitação, as análises serão feitas concomitantemente em Foz do Iguaçu e São Paulo. “Faremos nos dois laboratórios até acertarmos a metodologia. Se for necessário, podemos expandir esse prazo. Mas a ideia é que, depois deste período, todos os testes [com as amostras da cidade] sejam feitos somente em Foz do Iguaçu”, diz.

Sobre o projeto

Os testes metodológicos e as coletas para detecção precoce do novo coronavírus em amostras de esgoto começaram em maio de 2020, nas instalações da Itaipu (primeira fase do projeto). Em fevereiro de 2021, as coletas passaram a ser feitas também no sistema de esgotamento sanitário de Foz do Iguaçu, operado pela Sanepar.

O projeto parte da constatação de que pessoas com a covid-19 (sintomáticos e assintomáticos) podem eliminar o vírus nas fezes antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença; e após o desaparecimento dos sintomas, por até 40 dias, com carga viral reduzida.

Ao analisar as amostras e avaliar os resultados, é possível elaborar notas técnicas, gráficos e mapas de calor georreferenciados, sinalizando as regiões com maior e menor incidência do vírus e suas variantes. Os dados permitem acompanhar a evolução da epidemia e podem ser utilizados como ferramenta de vigilância epidemiológica, auxiliando os gestores municipais na tomada de decisões sobre a pandemia da covid-19.

Por exemplo, será possível identificar em quais regiões da cidade a campanha de vacinação deve ser intensificada, uma vez que os resultados são apresentados por bairros e distritos epidemiológicos.

Todo o trabalho é baseado no conceito de “saúde única”, que defende uma visão integrada entre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente para o planejamento e execução das políticas públicas.

(Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)



A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 11% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 90% do Paraguai.


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade