Campinas/SP - Sábado, 13 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CORRIDA SÃO SILVESTRE DEIXA 175 MIL COPOS PARA RECICLAGEM  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP


Movimento Plástico Transforma recolhe cerca de 175 mil copos plásticos na 98ª Corrida Internacional de São Silvestre.
Movimento Plástico Transforma recolhe cerca de 175 mil copos plásticos na 98ª Corrida Internacional de São Silvestre
Copos coletados serão transformados em material escolar e distribuído a alunos de escolas públicas.

O Movimento Plástico Transforma, em mais um ano de parceria a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, realizou a ação de coleta de copos plásticos durante a 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. O projeto tem como foco a economia circular do plástico e coletou mais de 175 mil copos plásticos ao longo dos 15 km de percurso da corrida, que agora estão sendo reciclados e transformados em materiais escolares e serão distribuídos a alunos de escolas públicas.

Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos copos plásticos consumidos durante o evento e conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto de resíduos. Segundo Simone Carvalho, membro do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, parte da população não conhece o poder da transformação do plástico, assim como a coleta seletiva e a reciclagem são importantes para conseguirmos um planeta mais sustentável.

"A indústria de reciclagem do plástico tem uma capacidade instalada muito grande para reciclar esses materiais, porém, ainda enfrentamos a ociosidade por falta de resíduos de qualidade. Isso acontece na origem, ou seja, quando nós, como consumidores, não descartamos de forma adequada. O material com muito resíduo de produto ou misturado com orgânico é descartado durante a triagem na cooperativa. Com isso, a taxa de reciclagem é impactada", complementa.

Esta foi a quarta edição em que o Movimento Plástico Transforma foi parceiro da São Silvestre para a destinação correta dos copos. No total já foram coletados mais de 635 mil copos plásticos de água que, após o processo de reciclagem, foram transformados em lixeiras, caixas organizadoras, mesas e cadeiras e doados para a rede pública de ensino dos estados de São Paulo e Pernambuco.

Reciclagem no Brasil

A economia circular do plástico já faz parte do dia a dia do consumidor brasileiro, principalmente por meio das embalagens. Diferentes tipos de indústria utilizam da resina plástica pós-consumo para produzir novos produtos. De acordo com a última pesquisa elaborada pela MaxiQuim, a pedido do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), houve um crescimento de 46% na produção de plástico pós-consumo, nos últimos 5 anos.

Em termos de faturamento bruto, é possível perceber um aumento de 57% desde 2018, quando o estudo começou a ser realizado. Outro índice que teve um forte crescimento no período foi o de faturamento por tonelada produzida que cresceu 42,6%, chegando a R$ 3.128 por tonelada. Esses fatores mostram que, por pressão dos consumidores, as indústrias estão cada vez mais comprometidas a inserir a resina plástica reciclada na produção de embalagens, peças automotivas, utilidades domésticas, entre outros.

Segundo o levantamento, em 2022 foi consumida 1,7 milhão de tonelada de resíduo plástico na reciclagem, representando crescimento de 8,5% em relação a 2021. De acordo com o estudo, isso representa um pouco mais de 1,3 milhão de tonelada de plástico pós-consumo, ou seja, material descartado pelos consumidores em domicílios residenciais e em locais como shoppings centers, estabelecimentos comerciais, escritórios, entre outros. Outras 421 mil toneladas de plástico originam-se de resíduo pós-industrial, como sobras dos processos da indústria petroquímica, de transformação de plásticos e da própria reciclagem.

Sobre o Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos.
Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram milhares de pessoas.





 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade