Campinas/SP - Segunda, 13 de maio de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ENCONTRO NO RIO REÚNE 120 PESSOAS DA REDE CDI  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


Rodrigo Baggio, fundador do CDI


De 21 a 28 de setembro aconteceu o Encontro da Rede CDI – Comitê para Democratização da Informática – no Rio de Janeiro . Nos dias 21 a 24, ocorreu a terceira etapa de Capacitação dos funcionários da Rede. A partir de quinta-feira, dia 25, teve efetivamente início o 5º Encontro do CDI. No total, participaram da reunião cerca de 120 pessoas do Brasil e outros países (o Comitê está presente em 20 Estados brasileiros e em outros 10 países).

A Universidade Estácio de Sá abrigou a troca de experiências entre os 90 representantes da Rede que estavam presentes. Foram discutidas as formas de atuação das Escolas de Informática e Cidadania (EICs), o modo como as diversas regiões estão trabalhando, os problemas enfrentados e as soluções que tiveram êxito.

Representando Campinas, cinco funcionários do Comitê Regional foram até a capital carioca: Paulo Henrique (coordenador regional), Helena White (coordenadora pedagógica), Silmara Quintana (coordenadora de projetos), Luis Henrique (assistente pedagógico) e Cristina Gonçalves (auxiliar administrativa). A pedido da organização do Encontro, o Comitê Regional também apresentou sua experiência ao longo de seus três anos de atuação em Campinas, além de discutir desafios e perspectivas para o aumento da rede.

“No dia 23 de agosto, nós realizamos o I Encontro de Cidadania no Salão Vermelho da Prefeitura onde foram apresentados os projetos de ações sociais dos alunos de EIC. Esta experiência foi tão rica que resolvemos compartilhar com toda Rede”, comenta Cristina Gonçalves, assistente administrativa do Comitê Regional de Campinas.

A partir da quinta-feira, dia 25, somaram-se aos voluntários que já estavam no Rio outras 30 pessoas de várias regiões. No Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo, foram elaboradas mesas-redondas e palestras em que foram debatidos os projetos pedagógicos, as gestões das Escolas de Cidadania, apresentação de metas para o próximo ano, a exclusão digital e os desafios enfrentados pela Rede.

Nada mais natural para uma ONG que trabalha com o mundo da computação: toda a programação foi discutida a partir da lista de virtual. “Nós temos uma lista que envolve todos os participantes do CDI. Nela, colocamos quais seriam as demandas de um Encontro de toda Rede. Além disso, foram incorporadas sugestões e críticas das edições anteriores do Encontro”, afirma Cristina.

Demonstrativo de Origem e Aplicação dos Recursos – DOAR

No dia 30 de outubro, a sede da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) vai receber voluntários, funcionários e representantes de EIC do CDI-Campinas para uma avaliação do trabalho desenvolvido pelo Comitê. É o 3º DOAR, Demonstrativo de Origem e Aplicação dos Recursos.

Será apresentado um relatório de impacto social, apontando a inserção das Escolas, o modo de atuação, as comunidades atendidas. “Isto é uma forma de demosntrar a transparência do nosso trabalho. É uma verdadeira prestação de contas”, explica Cristina.

Fonte:
Paulo Henrique
Coordenador do Comitê Regional
Fone: (19) 3273 0709
 


Outras fotos :


 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade