Campinas/SP - Segunda, 4 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SOLADO DE PU RECICLADO É APRESENTADO NA COUROMODA  


A Chimica Organica Insustriale Milanese (COIM), é um grupo de origem italiana, com sede na região de Milão, reconhecida mundialmente pelos modernos padrões tecnológicos de liderança e qualidade em produtos derivados de poliéster e poliuretano (PU). Atuando neste mercado desde 1962, foi pioneira na produção destes produtos na Itália e hoje é líder mundial no segmento. A matriz opera com mais de 100 linhas de produção, fabricando ceca de 1.000 diferentes produtos e mantém unidades de negócios na Itália, Singapura, Alemanha, México, França, Índia, Inglaterra, Espanha e Colômbia. No Brasil, a COIM está sediada em Vinhedo/SP, numa área de 160 mil metros quadrados, operando com os mesmos padrões de tecnologia e qualidade da COIM mundial. Presente no mercado brasileiro desde 1997 (quando adquiriu a Polimind), tem uma filial em Novo Hamburgo/RS para atender de maneira adequada ao setor calçadista concentrado na região sul e exporta seus produtos para outros países da América Latina. A unidade brasileira detém, atualmente, a maior participação no mercado de poliuretano para solados.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



As primeiras solas produzidas com poliuretano reciclado foram apresentadas ao setor calçadista durante a Couromoda 2004 (13 a 16/jan/04) em São Paulo. A novidade está sendo lançada no Brasil pela italiana Coim, que desenvolveu o sistema inédito no país e instalou uma usina de reciclagem de solados na cidade de Novo Hamburgo/RS. Inicialmente a empresa está produzindo cerca de 50 toneladas de matéria-prima a partir de sobras e refugos descartados por indústrias de calçados localizadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas já se prepara para ampliar a produção até 200 t/mês, atendendo também aos pólos calçadistas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, entre outros.

Anualmente, o setor calçadista descarta cerca de 2 mil toneladas de solados de poliuretano (PU) inadequados ao uso comercial, que levam de três e quatro anos para se decompor na natureza. O sistema desenvolvido pela Coim aproveita totalmente estes solados utilizando transformando-os novamente em matéria-prima nobre, que é utilizada na produção de novos solados para calçados, principalmente plataformas de sandálias femininas. O material recuperado, segundo técnicos da empresa, “mantém a mesma qualidade que a matéria-prima original e presta uma importante contribuição ambiental”.

A Coim Brasil, sediada em Vinhedo/SP, investiu cerca de R$ 5 milhões na construção da usina de reciclagem em Novo Hamburgo/RS, onde a empresa já possui uma filial. Em julho/2003 recebeu a licença de operação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental e, depois disso, encaminhou as primeiras amostras a vários clientes para testes e avaliação. Com as adaptações e aprovação do produto pelas indústrias, em janeiro/2004 foi iniciada a produção em escala industrial, atendendo exclusivamente aos clientes da Coim Brasil.

O PU reciclado será comercializado com preço inferior ao do PU novo, porém com as mesmas garantias de qualidade. “Além dos benefícios para o meio ambiente, haverá também uma vantagem econômica, pois as empresas fornecerão parte da matéria-prima (as solas de refugo) sem ter que arcar com os elevados custos de descarte dos resíduos em lixões. A área de assistência técnica da Coim acompanha e oferece todas as informações técnicas para que os clientes que utilizam o poliuretano recuperado possam obter a máxima eficiência na produção dos solados de PU.

Perfil Institucional
Com atuação no mercado nacional desde 1997, a unidade COIM Brasil, localizada em Vinhedo/SP, é líder no segmento de matéria prima para solados (PU), responsável por abastecer mais de 50% das empresas de solados no país. A capacidade de produção instalada da empresa no Brasil é de 30 mil toneladas/ano, com quatro linhas de produtos para mais de 25 diferentes aplicações no mercado, destacando os segmentos de PU para solados e adesivos para laminação.

A COIM Chimica Organica Industriale Milanese é um grupo de origem italiana, com matriz na região de Milão, reconhecida mundialmente pelos modernos padrões tecnológicos no fornecimento de matéria prima (resina de poliéster e poliuretano/PU) principalmente para os mercados solados para calçados (no qual é líder mundial) e adesivos. Com inicio das atividades em 1962, hoje conta com seis unidades fabris (Itália, Brasil, França, Alemanha, México e Cingapura), Centros de Pesquisa (Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil) e Centros de Negócios em 17 países.

Fontes:
Cláudio Neves Demar Gerente Comercial e Marketing.
Edgard Mingoni Gerente de Vendas de Solados
Fone (19) 3876 9600
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade