Campinas/SP - Quinta, 25 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

BRÓCOLIS LEGACY INCREMENTA INDÚSTRIA DE CONGELADOS  


A Asgrow, uma das marcas de sementes de hortaliças da Seminis Vegetable Seeds, atua no Brasil há 23 anos, trabalhando com cerca de 150 produtos diferentes. A sede brasileira fica em Campinas/SP, de onde é coordenada a rede de distribuição e consultoria técnica para todo o pais, sob a Gerência do engenheiro agrônomo Ayrton Almeida Tullio. Há 4 anos a Comunicativa atende a Asgrow, produzindo o jornal A Semente (direcionado a produtores e técnicos) e também coordenando as relações entre empresa e imprensa através de um trabalho permanente de Assessoria de Imprensa em âmbito nacional.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



O consumo de brócolis congelado tem aumentado muito nos últimos anos e as empresas têm dado preferência aos produtores que cultivam as espécies mais apropriadas para o processamento industrial. O brócolis-de-cabeça híbrido Legacy, da Asgrow, tornou-se o líder de vendas do segmento por apresentar as características ideais para o processamento, como cabeças uniformes, bem verdes, firmes e fechadas. Várias empresas estão contratando produtores que cultivam a espécie para abastecer suas produções, como é o caso da Cooperativa Agropecuária da Região Bragantina, que encaminha toda a sua produção de brócolis-de-cabeça, 200 ton/mês, para Pratigel (SP). Outras empresas, como a Ati-Gel (SP), Lirba (SP) e Zandei (RS), também registram aumento do consumo de brócolis congelados e investem na compra do Legacy. “O mercado está crescendo, apesar da concorrência importada. O que processamos, vendemos”, afirma Jorge de Oliveira, da Ati-gel.
Na Zandei Alimentos, 80% da produção de congelados é de brócolis-de-cabeça, enquanto na Ati-gel (Atibaia/SP) o percentual é de 30% e na Lirba 20%. A Pratigel, segundo o diretor Cléber Cardoso Pereira, pretende produzir neste ano um milhão e 500 mil quilos de produto acabado, o que eqüivale a 3 milhões de quilos na colheita. A maior parte da produção é destinada aos supermercados e restaurantes. Entre os vegetais congelados, o brócolis é o mais procurado, devido à qualidade, durabilidade e alta concentração de nutrientes importantes para a saúde. “O brócolis in natura estraga muito rápido, enquanto que o congelado oferece um tempo maior para o consumo e facilita o preparo tanto por gourmets como por donas-de-casa”, explica Cleber Cardoso, da Pratigel.
Nem todas as variedades do brócolis são adequadas para o congelamento. O híbrido Legacy, produzido pela Asgrow, possui as características mais adequadas para a industrialização, pois apresenta cabeças uniformes, redondas e pesadas e granulometria fina e pequena (flores miúdas e bem fechadas). Pedro Saikawa, diretor da Cooperativa Agropecuária da Região Bragantina, explica que nas espécies em que os grânulos são grandes há possibilidade deles caírem durante o processo de congelamento, quando o vegetal sofre choque térmico. “O grânulo menor fica firme e junto com a cabeça”. Orlando Luis Zonaro, agrônomo da Lirba Agroindústria, escolheu o Legacy pela alta produtividade, boa qualidade industrial e baixa incidência de pragas e doenças no inverno.
A Asgrow, marca de sementes de hortaliças, introduziu o brócolis-de-cabeça no Brasil há mais de dez anos e desenvolveu o híbrido Legacy para atender à demanda dos produtores que viam no mercado de processamento uma nova e promissora alternativa econômica.

Mais informações:
Antônio Carlos Pierro ou Carlos Alberto Tavares, da área de Desenvolvimento de Produtos da Asgrow, Fone (19) 3705 9325

Outras fontes:
Zandei Alimentos / RS – Edi Luiz Deitos, fone (54) 444 1955
Pratigel/SP – Cleber Cardoso, fone (11) 36465300
Ati-Gel / Atibaia-SP - Jorge de Oliveira, fone (11) 4412 5511
Lirba Agroindústria/SP – Orlando Luis Zonaro, fone (11) 4718 2299
Cooperativa Agropecuária da Região Bragantina - Pedro Saikawa, fone (11) 4035 1132

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade