Campinas/SP - Domingo, 19 de maio de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SEMINIS INAUGURA NOVO LABORATÓRIO EM PAULÍNIA  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



Um novo laboratório de fitopatologia, com equipamentos de alta precisão para diagnóstico de vírus, fungos e bactérias, entre eles a leitora de placa ELISA, marca os 21 anos de fundação da Estação Experimental de Pesquisa de hortaliças da Seminis do Brasil, em Paulínia/SP, em junho. A empresa, líder mundial do segmento de pesquisa, produção e comercialização de sementes de hortaliças, é detentora das marcas comerciais no país: Seminis e Horticeres. Além do equipamento ELISA, capaz de diagnosticar todos os tipos de vírus (inclusive, no caso de humanos, o HIV causador da Aids), o novo laboratório está equipado com termociclador, que detecta geminivirus, pior doença da tomaticultura no momento. Dentro das atividades para marcar a data, a estação receberá a visita de horticultores de todas as regiões nacionais produtoras para conhecer 50 cultivares de 13 espécies de hortaliças, que estarão no campo. As visitas acontecerão de 17 a 19 de junho, durante a 11a. Hortitec, que acontece em Holambra/SP.


Investimentos

O novo laboratório da Estação de Pesquisa terá também uma câmara de crescimento com temperatura e luz controladas para pesquisar, em ambiente isolado, os geminivirus incidentes no país, e desenvolver novos materiais resistentes para o produtor. “O investimento em equipamentos é essencial para o desenvolvimento de novas variedades e produção de sementes sadias que atendam às necessidades do horticultor”, explica a fitopatologista Raquel Mello. Além do novo laboratório, a estação está ampliando sua área de estufas de cinco mil para 12 mil metros quadrados, inclusive com a construção de uma estufa especialmente destinada aos ensaios de fitopatologia, para complementar os resultados obtidos em laboratório. De acordo com o Gerente de Pesquisa para a América do Sul Antonio Carlos Pierro, “a ampliação e modernização das instalações e a contratação de pessoal para a Estação de Pesquisa fazem parte dos planos de investimento de um e meio milhão de reais na unidade de Paulínia, anunciados pela Seminis em dezembro passado”.


Região de hortaliças

Com 20 hectares de área, a Estação de Pesquisa de Paulínia está localizada em uma região estratégica sob o ponto de vista logístico, pela proximidade com Campinas (40 km) e São Paulo (115 km). A região é o maior centro produtor e consumidor de hortaliças do Brasil. As cidades de Elias Fausto, Monte Mor, Sumaré, Mogi Mirim e Aguaí são responsáveis pela primeira colocação do estado no ranking nacional de produção de tomate destinado ao consumo in natura, com cerca de dez mil toneladas anuais. Os agricultores trabalham com alta tecnologia de cultivo, utilizando sementes e insumos de última geração, além de técnicas de manejo e irrigação avançadas. A região também possui características climáticas privilegiadas para a horticultura.

Texto: Marlene Simarelli/ArtCom



Fontes:
Gerente de Pesquisa para a América do Sul, Antonio Carlos Pierro, tel:(19) 3705 9300
Fitopatologista Dra. Raquel Mello (19)3874 3116

Atendimento à Imprensa:
Marlene Simarelli, tel:(19)3237-2099
artcom@mpc.com.br

 


Outras fotos :


A área de estufas está sendo ampliada de cinco mil para 12 mil m2, inclusive com a construção de uma estufa destinada aos ensaios de fitopatologia, para complementar os resultados obtidos em laboratório.

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade