Campinas/SP - Sábado, 27 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

INCLUSÃO DIGITAL MOSTRA RESULTADOS PRÁTICOS  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



A proposta de usar ferramentas digitais para melhorar a vida das comunidades economicamente desfavorecidas tem resultado em experiências interessantes na periferia de Campinas. Com mais de 40 Escolas de Informática para Cidadania em funcionamento na região, o CDI (Comitê para Democratização da Informática) pretende apresentar alguns destes resultados no próximo sábado, dia 28, durante o 2o. Encontro de Cidadania da Rede CDI Campinas.

É a apresentação à sociedade de uma forma de ensino e aprendizagem comprometida com a transformação social, explica Helena Nogueira Whyte, coordenadora Pedagógica do CDI.Foram selecionados cerca de 20 projetos, que serão agrupados por temas e apresentados simultaneamente em quatro salas, no período das 13 às 18 horas, na Associação de Educação do Homem de Amanhã (sede da "Guardinha"). As apresentações serão feitas pelos próprios alunos, que utilizarão recursos orais, de multimídia, cartazes ou expressões culturais como música e teatro.

ENSINO COM FOCO SOCIAL
Nossos alunos aprendem informática através do uso de computador como ferramenta para uma possível geração de renda e intervenção em sua realidade, vivenciando a cidadania ao executar seu projeto de ação social, afirma Helena. O encontro funcionará como uma oficina de trabalho, onde os projetos são divulgados enquanto alunos e educadores trocam experiências. Estão sendo aguardados cerca de 250 alunos e educadores de EIC, além de convidados. O Encontro de Cidadania da Rede CDI Campinas é um evento que o CDI Campinas promove anualmente no último sábado de mês de agosto, com o objetivo de divulgar os projetos de ação social desenvolvidos pelos alunos das EICs (Escolas de Informática para Cidadania). Este ano o evento será ampliado, pois está sendo promovido em parceria com o projeto Ger@ Cidadão, Ger@ Renda, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Campinas.Entre os trabalhos inscritos estão os projetos Horta, Saúde, Crescer, Revista Vivendo e Aprendendo, A Praça é Nossa, Conexão Jovem, Jogo da Memória, etc.


QUEM É O CDI
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações economicamente desfavorecidas . Por meio nas EICs Escolas de Informática para Cidadania desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e 9 internacionais. Em Campinas onde começou a atuar em maio de 2000 o CDI mantém atualmente 41 Escolas de Informática para Cidadania e, desde 2000, já atendeu mais de 3000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é o aumento de ações sociais desenvolvidas e expandir o número de alunos por EIC, otimizando o uso dos computadores. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas e poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apóiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.

Fonte:
Helena Nogueira Whyte, coordenadora Pedagógica do CDI
Fone: (19) 3273 0709. E-mail: contato@cdicampinas.org.br
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade