Campinas/SP - Sexta, 17 de maio de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SEMANA DE CIÊNCIA TEM FOGUETE DO SABIN  


O Colégio Albert Sabin, localizado na região Oeste de São Paulo, foi criado em 1994, realizando o sonho do mantenedor Gisvaldo de Godoi. Comprometida com a formação integral, é uma escola que assume uma prática sócio-construtivista, com o desenvolvimento de atividades pedagógicas que respeitam a trajetória infantil e as diferenças individuais. O espírito humanitário, talentoso e perseverante do Dr. Albert Sabin é o modelo inspirador das diretrizes de ensino propostas pelos fundadores do Colégio que leva o seu nome. O professor Carlos Walter Dorlass, que possui mais de 15 anos de experiência, é o atual diretor pedagógico. Atualmente possui cerca de 2.000 alunos. A relação entre a Instituição e a Comunicativa ACJ teve início este ano, com a produção de 4 edições anuais de um informativo institucional e com o trabalho de Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


No detalhe, foguete a Hidropropulsão montado por alunos do Colégio Albert Sabin


O Colégio Albert Sabin participa da I Semana Nacional de Popularização da Ciência e Tecnologia (de 18 a 24 de outubro). O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e possui a colaboração das entidades nacionais vinculadas ao setor. Os alunos do Colégio vão participar com o I Lançamento de Foguetes a Hidropropulsão, que será realizado no dia 23 de outubro (sábado) no Colégio e com o Projeto de Energia Solar na Educação Infantil.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada pelo Presidente Lula, em 9 de junho de 2004 e será comemorada em outubro de cada ano, com o objetivo de promover a divulgação científica e tecnológica, criar e consolidar no Brasil um mecanismo que mobilize a população em torno dos temas e da importância da C&T e contribua para a popularização da ciência de forma mais integrada nacionalmente.

Durante a Semana, instituições de pesquisa científica e tecnológica, universidades, centros e museus de ciência e tecnologia, escolas dos vários níveis, sociedades e associações científicas e tecnológicas, além de outras entidades e grupos, realizarão atividades de divulgação científica e tecnológica voltadas para o público escolar e para o público em geral.

I Lançamentos de Foguetes
Para ensinar conceitos de Física, o professor Valdir Santos, responsável pela área de Física do Colégio Albert Sabin (SP), “inventou” um jeito criativo de ensinar os princípios da disciplina para os alunos do Colégio, das 8ªs séries ao 3º ano do Ensino Médio. O dia 23 de outubro, sábado, vai servir de data para o I Lançamento de Foguetes.

Para o lançamento, cada equipe de 4 alunos, deverá utilizar uma garrafa pet de no máximo 3 litros, sem modificações em sua estrutura básica, podendo porém, aplicar adereços externos, como abas laterais e bicos. A quantidade de água será definida pela equipe a partir de testes e deve funcionar como principal fator para o sucesso do experimento.

A injeção de ar será feita com auxílio de compressor. Ao atingir o máximo de pressão a garrafa se despreende da base e é lançada para o alto. O foguete se movimenta segundo a terceira lei de Newton, que diz: "Se um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, este corpo B aplicará simultaneamente uma força de igual intensidade e direção, mas sentido contrário, sobre o corpo A".

Em um foguete de verdade, o escape de gases resultantes da combustão se dá em sentido contrário ao de seu movimento. No foguete de sucata o princípio é o mesmo. Quando a boca da garrafa se desprende da base, o ar comprimido empurra a água para fora em grande velocidade, gerando uma força para baixo e uma reação para cima

Os alunos que participarem poderão somar até dois pontos na média de Física no último trimestre. Os conceitos de Mecânica, Cinemática, Leis de Newton, Relações de Energia e Quantidade de Movimento são trabalhados de maneira prática pelo professor com seus alunos. Uma equipe de professores, também vai avaliar os protótipos dos foguetes.

Social

Além de pedagógica, a iniciativa terá também um aspecto solidário. Para participar, cada equipe contribuiu com uma cesta básica. As inscrições de 135 equipes totalizando cerca de 400 alunos garantiram a arrecadação de duas toneladas e meia de alimentos para doação a duas entidades assistenciais da região onde o Colégio está localizado. Já foram beneficiadas a Casa da Criança Tia Julieta, em Taboão da Serra, e a Casa Assistencial Maria Helena Paulínia, em São Paulo.

Projeto de Energia Solar
Para aprender os fundamentos da energia solar, placas de captação de energia foram instaladas nas casinhas de brinquedo do play ground, no parque da Educação Infantil do Colégio Albert Sabin. A novidade tem atraído centenas de crianças, jovens a até adultos interessados em aprender um pouco mais sobre a utilização da energia disponível e não poluente. Brincando, literalmente, de “casinha”, as crianças observam que a energia solar acende lâmpadas, liga o rádio e aquece a água.

Poucos sabem, mas o Dr. Albert Sabin, responsável pelo desenvolvimento da vacina oral contra poliemielite, foi também um incentivador de pesquisas sobre o uso da energia solar. Ele era preocupado com as questões ambientais e especificamente com a produção de energia através de fontes não poluidoras e, para homenagear seu patrono, o Colégio Albert Sabin instalou placas coletoras de energia solar nas casinhas de brinquedo.

O professor de Física e autor da idéia, Valdir dos Santos, explica que a iniciativa pretende estimular o conhecimento mostrando, de maneira prática, como funciona o mecanismo. Para isso, instalou placas coletoras de energia solar nas casinhas de brinquedo. Essa placas convertem a energia solar em energia elétrica e calorífica, que proporcionam iluminação, música e água aquecida. “Todos os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os princípios da energia solar, e embora a atividade tenha sido iniciada com a Educação Infantil, o projeto é de interesse de todos, conforme o grau de escolaridade, mais informações técnicas e detalhadas serão trabalhadas em sala de aula”, explica.






Fontes:

Colégio Albert Sabin

PABX: (11) 3712-0713

Valdir Santos – Professor de Física

(11) 9111-9841



Atendimento à Imprensa:

Comunicativa ACJ: (19) 3256-4863

Tatiana Baptista: (11) 7123-0213
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade