Campinas/SP - Sábado, 2 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

BANDAG INVESTE EM CERTIFICAÇAO DA REDE  


A Bandag, líder mundial em recapagem, atua no Brasil desde 1975 e foi pioneira no país ao implantar a tecnologia de recapagem pelo sistema a frio, através de bandas pré-moldadas para pneus de caminhões e ônibus. Atualmente, conta com cinco unidades fabris: duas em Campinas/SP, uma em Mafra/SC, uma no Estado do Paraná e uma na região de Sorocaba/SP. Estas unidades são responsáveis por produzir equipamentos, matérias-primas e acessórios para recapagem de aproximadamente 1,8 milhão de pneus/ano, através de uma rede de mais de 130 Concessionários exclusivos, estrategicamente posicionados no Brasile e outros países do Mercosul. O lançamento da rede a BTS (Bandag Truck Service), há dois anos, revolucionou a prestação de serviços aos caminhoneiros e frotistas em trânsito, contando hoje com mais de 40 centros de serviços em funcionamento. A empresa está presente em 120 países, com cerca de 1300 concessionários em todo o mundo.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


Campinas/SP - 17/11/2004 - A organização dos processos internos, o entrosamento da equipe e a ampliação dos negócios são alguns fatores decorrentes da certificação da ISO, segundo depoimento de Concessionários da Bandag que já passaram pelo processo. Todos concordam que depois da ISO, houve uma melhoria real na qualidade dos produtos e serviços, na produtividade e também no nível de conhecimento de todos sobre o negócio. Todos os Concessionários Bandag - que prestam serviços no segmento de reforma de pneus para o transporte de cargas e passageiros – certtificados pela ISO recebem também o Selo NTC de Qualidade.

Para Luiz Fernando Bruscagin, diretor da Concap Pneus Ltda., que integrou o primeiro grupo de Concessionárias certificadas(2002), o desafio trouxe competência e espírito de união, mas os melhores resultados foram na economia. “Conseguimos eliminar desperdícios e cumprir cada vez melhor as metas”, disse, salientando que a ISO reforça a confiabilidade e o alinhamento com os clientes. E contou que “uma indústria de papel procurou a Concap depois da certificação, “pois eles passaram pelo mesmo processo e agora fazem questão de utilizar fornecedores também certificados, ou seja, a ISO é mais um diferencial”. O gerente Edson de Carvalho Silva, da Recauchutagem Paulista Ltda, certificada no segundo grupo (2003), considera marcante a união e a organização do pessoal: “A comunicação melhorou, obtivemos melhores resultados e menos erros”.

Esta é a primeira rede de serviços voltados para o transporte de carga e passageiros a conseguir este nível de qualidade, num processo inédito no segmento de reforma de pneus no Brasil. "Com essa conquista, as Concessionárias Bandag ampliam a confiabilidade deste segmento e também sua competitividade no mercado", explica o responsável pela área técnica da Bandag e coordenador do projeto, Wilson Ronzella. Com o investimento neste projeto para certificar toda sua rede de Concessionárias , formada por cerca de 140 unidades em todo o país, a empresa reafirma a postura de adotar a qualidade como parte de seu modelo de negócios.

O terceiro grupo a caminho da ISO
O terceiro grupo de Concessionárias da Bandag do Brasil que participa do processo de certificação da ISO 9001:2000 está em fase final de auditoria e, até o final do ano, terá o resultado deste processo. O grupo já havia passado por uma pré-auditoria feita pela empresa SGS, para verificar as conformidades dos requisitos da norma. Na semana de 20 a 23 de setembro, foram pré-auditadas as Concessionárias Recap (Americana/SP), JM (Marituba/PA) e Olico (Jaboatão dos Guararapes/PE). Os resultados das avaliações foram apresentados às demais Concessionárias envolvidas no processo, para uniformizar as informações e corrigir as possíveis não-conformidades para a auditoria oficial, prevista para o final do mês de novembro.

Este grupo é composto por 18 Concessionárias, que se juntará ao time já formado por 23 Concessionárias da Bandag já possuem a certificação da ISO. Estão no novo grupo: Blasi Pneus (Frederico Westphalen/RS), Carfil Pneus (Redenção/PA), Recapex (Taquaritinga e Cravinhos/SP), Comercial Mallon (Mafra/SC), Drugovich Recapagem de Pneus (Maringá/PR), J.& J. Renovadora de Pneus (Marituba/PA), Linhares Diesel (Linhares/ES), Montes Claros Diesel (Montes Claros/MG), Olico Renovadora de Pneus (Jaboatão dos Guararapes/PE e Timon/MA), Recapagem Pneuforte (Conceição do Almeida/BA), Recapagens Budini (Mogi das Cruzes/SP), Recapagem Transroda (Paragominas/PA), Recuperadora e Comércio Americana de Pneus (Americana/SP), Renovadora de Pneus JM (Macapá/AP)e Pneus Fael (Uberlândia/MG).

Investimentos no padrão de qualidade
Em 2002, 10 Concessionárias já haviam recebido a certificação da ISO e o selo da NTC . Em 2003, outras 13 se habilitaram neste padrão de Qualidade, em processo totalmente custeado pela Bandag. A empresa investe cerca de 100 mil dólares para treinar, preparar e promover a interação de todos os participantes de cada grupo de maneira simultânea, apesar da distância geográfica, no período de um ano. Cada Concessionária passa por mais de 40 horas de treinamento, envolvendo todos os seus funcionários.

Com a habilitação na mais recente norma internacional de qualidade (ISO 9001-versão 2000) , realizada pela SGS ICS Certificadora, as Concessionárias Bandag recebem automaticamente o Selo NTC de Qualidade, que atesta a qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos para os transportadores e também o nível de satisfação destes clientes. O Selo foi criado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística como parte do seu Sistema de Gestão da Qualidade e todas as empresas participantes passaram por rigorosa avaliação técnica, com auditoria da Key Associados e da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A Bandag recebeu o Selo nos itens: Bandas para Pneus, Programa ControlBan (software para controle de pneus) e Serviços de Recapagem, através das Concessionárias que já possuem a certificação ISO 9001:2000.

Os precurssores
Em 2003: Alô Brasil Pneus, de Imperatriz/MA
Compeças, de Vitória da Conquista/BA
Divinópolis Diesel, de Divinópolis/MG
Eucatur Pneus, de Manaus/AM
Irmãos Godeiro Recapagens, de Itabuna/BA
Itaruban Comércio e Tecnopneus, de Tatuí/SP
Nadisa Pneus, de Rio Bonito/RJ
Olico Renovadora de Pneus, de Parnamirim/RN
Recauchutagem Paulista, de Varginha/MG
Renovadora de Pneus Irmão da Estrada, de Araranguá/SC
Rex Pneus, de Curitiba/PR
Torque Diesel, de Timóteo/MG
Vitória Diesel, de Cariacica/ES
Em 2002: Guarizo, de Amparo/SP
Brasília Motors, do Núcleo Bandeirante/DF
Recaleo Recapagem Leopoldinense, de Leopoldina/MG
Pneusola Pneus e Peças, de Belo Horizonte/MG
Rekapar Pneus, Peças e Serv., de Barbacena/MG
Recapasul Recap. de Pneus, de Uruguaiana/RS
Recapasul Recapagens de Pneus, de Ijuí/RS
Recapasul Recapagens de Pneus, de Caxias do Sul/RS
Concap Rec. e Com. Pneus, de Conchal/SP
Sena Penus, de Cuiabá/MT

Fontes:
Renato Paolillo, coordenador de Comunicação da Bandag - Fone (19) 3725 4841
Wilson Ronzella, coordenador do Projeto de Qualidade da Bandag - Fone (19) 3725 4901
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade