Campinas/SP - Quarta, 24 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

NA CORDA ABRE TEMPORADA 2005 DA SINFONICA  


A Orquestra Jovem de Campinas foi criada em abril de 2002 com o objetivo de incentivar a formação de um público para a música clássica e proporcionar mais oportunidades aos jovens da região que desejam ingressar neste segmento. A Sinfônica Jovem, que já se apresentou em importantes espaços culturais da região, reúne os 50 melhores músicos, entre 15 e 27 anos, da Unicamp e do Interior do Estado de São Paulo. Todos esses músicos recebem uma bolsa, obtida através dos apoios da Unicamp e Petrobrás. Desde 2002, a Sinfônica se apresenta sob a regência da maestrina Simone Menezes e está vinculada ao Núcleo de Integração Cultural da Unicamp (Nidic). Os ensaios ocorrem às terças e quintas das 17:30 às 19:30 no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, sem número; Cidade Universitária Zeferino Vaz, Distrito de Barão Geraldo). O telefone para contato é o (19) 3788-1702.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


13/04/05 - Ao som de violinos, violas, violoncellos e contrabaixos, a Orquestra Jovem de Campinas começa, oficialmente, nesta sexta, dia 15, o primeiro concerto da temporada 2005. Às 20h30, no Centro de Convivência Cultural, em Campinas, os cerca de 28 músicos da Orquestra vão apresentar as composições do concerto Na corda. Antes, na quinta, às 19h00, haverá um ensaio aberto, gratuito, no espaço cultural Casa do Lago – Unicamp. A apresentação terá regência do maestro convidado Parcival Modolo, cuja carreira se notabilizou pela regência das Orquestras de Sunden, Westfália (Alemanha), e da Sinfônica de San Diego (Estados Unidos).

No repertório apresentado pela Sinfônica, o Maestro Parcival Modolo selecionou peças para instrumentos de cordas com variados estilos e períodos da história da música clássica. A primeira composição apresentada, Simple Symphony, de Benjamin Britten (1913-1976), compositor inglês da era moderna, foi escrita em 1934, quando Britten estava com 20 anos. Apesar de modesta, a composição tornou-se popular e importante para as orquestras de cordas.

Em seguida os músicos tocam a abertura de uma ópera do período barroco chamada Dido e Enéas, de autoria de Henry Purcell (1659-1695), um dos maiores compositores ingleses, passando depois pela Suite Holberg do norueguês Edward Hagerup Grieg (1843-1907).

Para encerrar, a Orquestra apresenta quatro momentos do brasileiro Ernani Aguiar, um dos musicistas de maior atuação no país: Tempo de Maracatu; Tempo de Caboclinhos; Canto e Marcha. Para Carla Mendes, música responsável pela produção da Orquestra, a composição de Ernani Aguiar foi escolhida para encerramento porque “sua carreira e obra se destacam pelas atividades como compositor, regente, pesquisador e professor“. “Além disso, os quatro momentos revelam um pouco da cultura nacional”, explica.

Serviço:
Na corda será apresentado no Centro de Convivência Cultural. O telefone é o 3232-5977. O valor da entrada é de R$5,00 (inteira) e R$ 2,50 (Estudante e 3ª idade).

Objetivo é formar público sinfônico jovem

Vinculada ao Núcleo de Difusão Cultural da Unicamp, a Orquestra Jovem foi criada em abril de 2002 com o objetivo de incentivar a formação de um público para a música clássica e proporcionar mais oportunidades aos jovens da região que desejam ingressar neste segmento.

Orquestra Jovem de Campinas recebeu, durante o segundo semestre de 2004, patrocínio da Petrobrás junto à Lei Rouanet (Lei 8.586/93). O projeto apresentado à Petrobrás foi o único aprovado na área de música sinfônica do país e concorreu com outros 3.736 na maior seleção pública de projetos culturais da história do Brasil.

Um dos objetivos, segundo a maestrina Simone Menezes é incentivar a produção cultural na região e formar um público sinfônico jovem. "Pretendemos atingir durante o projeto, um público alvo de dez mil pessoas na Unicamp, em Campinas e em várias partes do interior do Estado de São Paulo, levando através de uma Orquestra jovem, bonita e competente, a música sinfônica brasileira de qualidade", diz.

Parcival Módolo
Nasceu em Americana, SP, e depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, foi para a Alemanha onde, por quatro anos, completou estudos de regência na Westfälische Landeskir-chenmusikschule, em Herford. Lá recebeu grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Também regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da
Orquestra de Sunden, Westfália (Alemanha).

Entre seus professores estão alguns dos maiores nomes do cenário musical internacional como Nikolaus Harnoncourt, Zubin Metha, M. Stefani e Sergiu Celibidache. Voltando à sua cidade natal, Módolo assumiu a estruturação e direção da Orquestra Sinfônica Municipal, lugar que ocupou por 14 anos, até 1998.

A convite da University of San Diego, na Califórnia, foi aos Estados Unidos para lecionar naquela Universidade. Durante sua estada naquele país, recebeu bolsa de estudos para o doutorado na University of Southern California, em Los Angeles.

Tornou-se Gerente Geral da Divisão de Arte e Cultura no ao Instituto Mackenzie, coordenando, entre outras, as atividades de 13 corais graduados e da estruturação de sua Orquestra Sinfônica. Alem das suas atividades no Brasil, é "Gastdirektor" da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha, e Maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA. Nessa mesma condição, rege regularmente no Chile, Argentina, Suíça e França.

Fonte:
Simone Menezes
(19) 3788-1702
http://www.unicamp.br/nidic/ojc/ojc.htm

Atendimento à imprensa:
Comunicativa ACJ
Silvio Anunciação
(19) 3256-4863
www.clicknoticia.com.br
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade