Campinas/SP - Terça, 23 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

MOZARTEANDO EM CAMPINAS, SALTO E VINHEDO  


A Orquestra Jovem de Campinas foi criada em abril de 2002 com o objetivo de incentivar a formação de um público para a música clássica e proporcionar mais oportunidades aos jovens da região que desejam ingressar neste segmento. A Sinfônica Jovem, que já se apresentou em importantes espaços culturais da região, reúne os 50 melhores músicos, entre 15 e 27 anos, da Unicamp e do Interior do Estado de São Paulo. Todos esses músicos recebem uma bolsa, obtida através dos apoios da Unicamp e Petrobrás. Desde 2002, a Sinfônica se apresenta sob a regência da maestrina Simone Menezes e está vinculada ao Núcleo de Integração Cultural da Unicamp (Nidic). Os ensaios ocorrem às terças e quintas das 17:30 às 19:30 no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, sem número; Cidade Universitária Zeferino Vaz, Distrito de Barão Geraldo). O telefone para contato é o (19) 3788-1702.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



A orquestra Sinfônica Jovem de Campinas realiza, no dia 24 de junho (sexta), às 20h30, o concerto Mozarteando no Centro de Convivência Cultural. No programa, obras de W. A. Mozart, gênio da música que viveu na Áustria no século 17, compondo desde a infância com grande riqueza melódica. O destaque da apresentação será a peça Sinfonia Concertante, com solos de viola e violino. Na mesma semana, o concerto será realizado nas cidades de Salto (25) e Vinhedo(26).

Esdras Rodrigues (violino) e Emerson di Biaggi (viola) são os solistas convidados deste concerto. Formados em música pela Unicamp e USP, e com especialização no exterior, ambos se dedicam hoje a formação de jovens músicos no Brasil. A Sinfonia Concertante foi escrita para orquestra e dois solistas, onde o violino e a viola dão uma demonstração de virtuosismo enquanto tecem um diálogo entre eles mesmos e os demais instrumentos da Sinfônica.

No repertório há também a Abertura da ópera Flauta Mágica e a Sinfonia 25. A abertura da Flauta Mágica é uma das mais famosas do repertório sinfônico. Foi composta no último ano de vida de Mozart, que de uma maneira alegre e divertida trata de temas como o iluminismo e a maçonaria. A Sinfonia 25 foi escrita em sol menor (pois Mozart dificilmente escrevia numa tonalidade menor), porém com grande energia e um caráter de positividade que são contraditórios a sua tonalidade, sendo assim um prenúncio da famosa Sinfonia 40.

Os concertos fazem parte de um programa patrocinado pela Petrobras (por meio da Lei Rouanet), que prevê a realização de concertos mensais em Campinas a preços populares para incentivar a formação de um público sinfônico, principalmente entre jovens, e também levar este estilo às cidades da região que não contam com orquestras locais (concertos gratuitos).

Sobre o compositor
“É impossível ficar indiferente a música de Mozart”, afirma a maestrina Simone Menezes, da Orquestra Sinfônica Jovem: “Mesmo os admiradores de música menos treinados, facilmente identificam a música de Mozart ao ouvi-la, pois a espontaneidade de criação é uma das principais características, combinando um estilo galante e divertido com uma riqueza melódica e expressiva".
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo/Áustria em 1756 e morreu aos 35 anos. Mas foi um dos maiores compositores que já existiu. Menino prodígio, aos 6 anos já tocava piano e violino e aos 7 anos começou a compor. A história de vida de Mozart é tão rica e sua obra tão vasta que tem inspirado escritores e dramaturgos, que já produziram inúmeras peças sobre ele.

Esdras Rodrigues- solo de violino
Graduou-se em violino pela UNICAMP, atuou por muitos anos junto a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra da UNICAMP. Foi para os EUA, obtendo os títulos de mestre e doutor em Violin Performance na Boston University (EUA), onde trabalhou sob a orientação de Yuri Mazurkevich e Roman Totenberg. Em seu trabalho camerístico desenvolvido no Brasil, participou de diversos grupos de música barroca, incluindo participação no Boston Early Music Festival, e no Grupo “ALEA III Contemporary Ensemble”. De volta ao Brasil, assumiu a posição de professor de violino e música de câmara no Departamento de Música da UNICAMP, tendo também atuado como professor de música de câmara na Faculdade Santa Marcelina (SP). Dedica-se atualmente à performance historicamente orientada dos repertórios barroco e clássico, música brasileira e rabecas brasileiras. Integrante dos grupos Armônico Tributo, Harmonia Universalis, Trio Camaleon e Carcoarco.

Emerson di Biaggi-solo de violão
Cursou o Bacharelado em Música na USP, sob orientação de Perez Dworecki e Horácio Shaeffer. Realizou o curso de Mestrado na Boston University, estudando com Raphael Hillyer e Steven Ansell e Doutorado na Universidade de Califórnia, sob orientação de Heiichiro Ohyama, Donald McInnes e Ronald Copes. Após a conclusão do doutorado integrou a Boston Philharmonic, a Vermont Symphony Orchestra e a Boston Modern Music Orchestra. Regressando ao Brasil, integrou a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, foi chefe dos naipes de violas das Orquestras de Câmara da Unesp e Orquestra de Câmara de São Paulo. Foi professor de viola e música de câmara no Departamento de Música da Unesp e UNICAMP. Tem participado como professor de viola e música de câmara nas oficinas de música de Curitiba e nos festivais de Montenegro, Juiz de Fora, São João Del Rey, Unisinos e Rio de Janeiro. Como solista, já se apresentou com as principais Orquestras brasileiras.

REPERTÓRIO
W. A . Mozart – Abertura da Ópera “A Flauta Mágica”
W. A. Mozart – Sinfonia Concertante para Cordas – E-moll
Solistas: Emerson Di Biaggi (viola) e Esdras Rodrigues (violino)
- Allegro Maestoso
- Andante
- Presto
W. A. Mozart - Sinfonia 25
- Allegro con Brio
- Andante
- Menuetto - Trio
- Allegro

DATA, HORA E LOCAL:
. Dia 23/06, às 19 horas, Ensaio Aberto na Casa do Lago – Unicamp/ Entrada Franca

. Dia 24/06 – Concerto “Mozarteando”, no Teatro Centro de Convivência Cultural, às 20h30
Ingressos na bilheteria do teatro – R$ 5,00 (inteira) – R$2,50 (estudantes e 3ª idade)

. 25/06 – Concerto em Salto 20:30
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, Pça da Bandeira s/ n - Centro – Entrada Franca

. 26/06 – Concerto Vinhedo 19:30
Local: Mosteiro São Bento - Estr. do Observatório s/ n - Morada da Lua - Entrada Franca

Informações:
Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, fone (19) 3788 1702
Fotos podem ser solicitadas pelo e-mail: comunicativa@clicknoticia.com.br



 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade