Campinas/SP - Quinta, 28 de março de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SABIN ENVIA TSURUS PELA PAZ  


O Colégio Albert Sabin, localizado na região Oeste de São Paulo, foi criado em 1994, realizando o sonho do mantenedor Gisvaldo de Godoi. Comprometida com a formação integral, é uma escola que assume uma prática sócio-construtivista, com o desenvolvimento de atividades pedagógicas que respeitam a trajetória infantil e as diferenças individuais. O espírito humanitário, talentoso e perseverante do Dr. Albert Sabin é o modelo inspirador das diretrizes de ensino propostas pelos fundadores do Colégio que leva o seu nome. O professor Carlos Walter Dorlass, que possui mais de 15 anos de experiência, é o atual diretor pedagógico. Atualmente possui cerca de 2.000 alunos. A relação entre a Instituição e a Comunicativa ACJ teve início este ano, com a produção de 4 edições anuais de um informativo institucional e com o trabalho de Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


O Colégio Albert Sabin enviou 1 mil pássaros Tsurus de papel a cidade de Hiroshima, no Japão, devastada em 1945 pela Bomba Atômica e que hoje abriga o Monumento da Paz. Toda produção dos pássaros de papéis coloridos foi feita no dia do lançamento da Campanha da Paz (07/05), quando alunos do Colégio e suas respectivas mães contribuíram, juntos, para confecção dos origamis da ave. A intenção das crianças do Colégio é que os Tsurus cheguem à cidade de Hiroshima até o dia 6 de agosto, data em que a Bomba Atômica atingiu a cidade e quando é comemorado o Dia Mundial da Paz.

Todos os anos, pessoas de diferentes partes do Japão e do mundo, enviam milhares de Tsurus feitos de papel colorido, para Hiroshima afim de enfeitar o Monumento da Paz. O gesto de devoção e amor começou quando a menina Sadako Sasaki, enfraquecida com a leucemia - conhecida em Hiroshima como a “doença da bomba atômica” -, soube da lenda dos Tsurus e resolveu fazer mil exemplares do pássaro, mas morreu antes mesmo de atingir a sua meta. Quando seus colegas de classe souberam da esperança da amiga em se manter viva, resolveram dobrar os pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela. Alunos de 3.100 escolas japonesas e de mais outros nove países, fizeram doações para a construção do Monumento da Paz. Inaugurado em 5 de maio de 1958, a estátua da menina num pedestal de concreto, com os braços erguidos, segurando um Tsuru dourado, simboliza a esperança de todas as crianças por um futuro mais tranqüilo, um futuro de paz.

Os Tsurus
Os Tsurus são, possivelmente, os pássaros mais velhos da terra. Segundo a lenda, esse tipo de ave é capaz de viver por um século. Era considerado o pássaro companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos, que supunham terem poderes sobrenaturais para não envelhecer, os Tsurus passaram a ser possuidor de vida longa. Hoje são considerados como símbolo de mocidade eterna e felicidade ao longo da Ásia. A lenda dia ainda que quem fizer mil Tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja, alcançará bons resultados.

Fontes:
Professor Carlos Dorlass
Diretor do Colégio Albert Sabin
Rua Darcy Reis, 1901, Parque dos Príncipes, São Paulo
Tel: (11) 3712-0713

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade