Campinas/SP - Sábado, 2 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

FÍSICA ATÉ EMBAIXO D`ÁGUA  


O Colégio Albert Sabin, localizado na região Oeste de São Paulo, foi criado em 1994, realizando o sonho do mantenedor Gisvaldo de Godoi. Comprometida com a formação integral, é uma escola que assume uma prática sócio-construtivista, com o desenvolvimento de atividades pedagógicas que respeitam a trajetória infantil e as diferenças individuais. O espírito humanitário, talentoso e perseverante do Dr. Albert Sabin é o modelo inspirador das diretrizes de ensino propostas pelos fundadores do Colégio que leva o seu nome. O professor Carlos Walter Dorlass, que possui mais de 15 anos de experiência, é o atual diretor pedagógico. Atualmente possui cerca de 2.000 alunos. A relação entre a Instituição e a Comunicativa ACJ teve início este ano, com a produção de 4 edições anuais de um informativo institucional e com o trabalho de Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



DE GÊNIO E DE LOUCO...
O objetivo da “aula aquática” do Professor Valdir é utilizar experiências em meio líquido para relacionar conceitos, teoria e aplicações. A atividade coloca os alunos em contato com o meio permitindo uma sensível avaliação das condições de flutuabilidade.
A criatividade do professor é marca registrada de suas aulas de Física. No ano passado, durante a I Semana Nacional de Popularização da Ciência e Tecnologia (de 18 a 24 de outubro) ele provocou a visita do secretário estadual de Ciência e Tecnologia de São Paulo, João Carlos Meirelles, com o I Lançamento de Foguetes a Hidropopulsão. O ineditismo da atividade em São Paulo levou o programa Vitirine, da TV Cultura, a cobrir o evento. Agora, no Ano Internacional da Física o professor Valdir faz seus alunos “mergulharem”, literalmente, no legado dos renomados cientistas Simon Stevin (1548 a 1620), físico e matemático holandês e do francês Blaise Pascal (1623 a 1662), atuou na Matemática, Física, Geometria e se destacou por suas reflexões filosóficas e teológicas.

DINÂMICA DA AULA
1 - Flutuabilidade
- Verificar e alterar sua própria densidade de modo a obter o equilíbrio na superfície.
- Alterar sua densidade de modo a permanecer imerso por algum tempo em um ponto entre a superfície e o fundo e no fundo.
- Explicar as observações anteriores.
- Apresentar as forças agentes nas situações anteriores.
2 - Empuxo
Os alunos devem colocar objetos em água e:
- verificar a flutuabilidade ou não
- observar o porção imersa no caso de flutuabilidade
- explicar as observações anteriores
- aplicando as equações de Dinâmica provar o observado
- no caso de objetos que não flutuem apresentar uma solução para que o mesmo venha a flutuar.
3 - Equipamentos
- bolas de material e diâmetros variáveis (pelo menos 4 tipos)
- placas de formato prismático (madeira, isopor, plástico)
- um submarino, um veleiro, uma jangada, uma lancha (modelos a motor)
- ventilador de potência média.
4 - Observação
- Colocar cada um dos objetos em água e observar seu movimento
- Descrever a função de partes móveis nos objetos
- Discutir como se mover "contra maré"

STEVIN
O teorema de Stevin permite calcular o acréscimo de pressão devido ao aumento de profundidade. Assim, um mergulhador, à medida que aumenta sua profundidade no mar, fica submetido a pressões cada vez maiores.A diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma massa fluida homogênea, em equilíbrio sob a ação da gravidade, é igual ao produto da densidade do fluido pela aceleração da gravidade e pela diferença de profundidade entre os pontos.
http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica6/hidrostatica/teoremastevin.htm

PASCAL
O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. O princípio físico que se aplica, por exemplo, aos elevadores hidráulicos dos postos de gasolina e ao sistema de freios e amortecedores, deve-se ao físico e matemático francês, Blaise Pascal. http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hi/HIDROSTATICA_PASCAL.htm


PARA AGENDAR MATÉRIA
As aulas onde o professor vai “mergulhar” seus alunos em Stevin e Pascal serão nos dias 03, 06, 10 e 13 de outubro, no período das 10h40 às 12h55

CONTATOS
Colégio Albert Sabin
http://www.albertsabin.com.br/
Avenida Darcy Reis 1901 - Parque dos Príncipes - São Paulo
Fone: (11) 3712 0795
Valdir Santos – Professor de Física
(11) 9111-9841

 


Outras fotos :



 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade