Campinas/SP - Segunda, 4 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ZIRALDO NO CD DA SINFÔNICA JOVEM  


A Orquestra Jovem de Campinas foi criada em abril de 2002 com o objetivo de incentivar a formação de um público para a música clássica e proporcionar mais oportunidades aos jovens da região que desejam ingressar neste segmento. A Sinfônica Jovem, que já se apresentou em importantes espaços culturais da região, reúne os 50 melhores músicos, entre 15 e 27 anos, da Unicamp e do Interior do Estado de São Paulo. Todos esses músicos recebem uma bolsa, obtida através dos apoios da Unicamp e Petrobrás. Desde 2002, a Sinfônica se apresenta sob a regência da maestrina Simone Menezes e está vinculada ao Núcleo de Integração Cultural da Unicamp (Nidic). Os ensaios ocorrem às terças e quintas das 17:30 às 19:30 no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, sem número; Cidade Universitária Zeferino Vaz, Distrito de Barão Geraldo). O telefone para contato é o (19) 3788-1702.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


Ziraldo durante palestra no Colégio Albert Sabin


A Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas realizou dia 28 de setembro, um concerto aberto ao público no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi o último antes da gravações do primeiro álbum em homenagem ao maestro e compositor Ernst Mahle. Para a maestrina da orquestra, Simone Menezes, esse é um momento importante no processo de consolidação da Orquestra Jovem que, desde 2002, vem promovendo concertos didáticos e incentivando a formação de um novo público para a música clássica. A gravação do CD acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro no Centro de Convivência Cultural de Campinas e o lançamento é previsto para o mês de novembro. O cartunista Ziraldo vai ilustrar a capa do CD da Sinfônica com desenhos inéditos da obra de Monteiro Lobato.

O CD EM HOMENAGEM A ERNST MAHLE

Três anos depois de criada, a Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas – Unicamp comemora sua trajetória de lutas e conquistas ao longo dos anos com a gravação do seu primeiro CD. O álbum é uma homenagem ao maestro e compositor alemão naturalizado brasileiro Ernst Mahle, que reside na cidade de Piracicaba, localizada a 70 quilômetros de Campinas. Para a maestrina da orquestra, Simone Menezes, esse é um momento importante no processo de consolidação da Orquestra Jovem que, desde 2002, vem promovendo concertos didáticos e incentivando a formação de um novo público para a música clássica. A idéia de gravar obras de Ernst Mahle surgiu há dois anos por motivos que vão além do reconhecimento profissional. Segundo a maestrina, há uma identificação da orquestra com a história de vida do compositor que está ligada a formação de novas gerações de músicos no Brasil, em especial no interior do estado de São Paulo, onde seu trabalho como professor, formador e compositor tem marcado gerações. “Além disso, Mahle é considerado um dos compositores mais acessíveis da música clássica, possui uma obra simples e prática e a linguagem musical mais adequada ao estilo da Orquestra Jovem” diz Simone.

Criada em abril de 2002, a Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas - Unicamp vem incentivando a formação de um novo público para a música clássica e proporcionar mais oportunidades aos jovens da região que desejam ingressar neste segmento. A orquestra, que já se apresentou em importantes espaços culturais da região, reúne 55 músicos com idade entre 15 e 25 anos, originados tanto da Universidade quanto de outras cidades e instituições do interior do Estado de São Paulo. Todos os integrantes recebem uma bolsa, obtida por meio de apoios e patrocínios da Unicamp e Petrobrás.

Ao longo desses dois anos de formação, a Orquestra Jovem obteve um público total estimado em 10 mil expectadores e apresentações em cidades como São Paulo, Vinhedo, Salto, Atibaia, Engenheiro Coelho, Sumaré, Mogi Guaçu e Cosmópolis. Sob regência da maestrina Simone Menezes, a Sinfônica mantém vínculo com o Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic) da Unicamp. Os ensaios ocorrem às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Espaço Cultural Casa do Lago, no campus de Barão Geraldo.

Brasileiro de Coração
Ernest Mahle, hoje com 75 anos, é casado com Maria Aparecida Mahle e pai de 4 filhos. Nasceu em Stuttgart, Alemanha, em janeiro de 1929, mas se transferiu ao Brasil na tentativa de fugir dos horrores da II Guerra Mundial. Radicado em Piracicaba há aproximadamente 40 anos, naturalizou-se brasileiro e em 1953, junto com H. J. Koellreutter e Maria Dirce A. Camargo montou a Escola Livre de Música Pró Arte, que em 1961 se tornaria Escola de Música de Piracicaba (EMP). Compositor e maestro, conceituado em todo o mundo, já compôs mais de 200 obras musicais. Entre os discos gravados com sua obra destacam-se : Obra Completa pras Violino e Piano, Sono Press-Rimo, Trio Para Flauta, Rioarte RD 006, Carimbó: Suíte sobre Melodias Paraenses, A Música e o Pará, Suíte Nordestina,Música Brasileira I. Além disso, destacam-se seus estudos para os mais diversos instrumentos, sendo esse seu ladopedagógico motivo de estudos até nos Estados Unidos, numa tese sobre os Aspectos Pedagógicos e Indiomáticos encontrado nas Composições para Violas de Ernst Mahle, escrito por Sônia Feres. Dentre as características da escrita orquestral de Mahle está uma mescla de modernismoe nacionalismo, oriundo de seu amor pela música brasileira.

Fontes:
Simone Menezes – Maestrina da Orquestra Jovem de Campinas
Fone: (19) 3788 1702
Ernst Mahle – Maestro homenageado
Fone: (19) 3424 3596

 


Outras fotos :


Autografando durante o almoço


Recebendo o convite de Simone Menezes para ilustrar o CD

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade