Campinas/SP - Segunda, 6 de maio de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

NOVA VAGEM PRETORIA É OPÇÃO NO VERÃO  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


A Pretoria foi cultivada em área de testes, no meio de frutíferas, em Atibaia/SP e também em Araguari/MG. Foi aprovada pelos produtores, que já encomendaram sementes para o próximo ano.


Um novo feijão vagem chega ao mercado brasileiro no início do próximo ano, para atender a demanda dos plantios de verão. Batizado de Pretoria, tem como diferencial a resistência a antracnose e ferrugem, doenças típicas da estação. Com porte determinado (dispensa envaramento) e colheita concentrada, tem sido adotado em cultivo intercalar com culturas perenes, como café e frutíferas, para diversificação e aumento da renda, e também porque os restos das plantas podem ser incorporados ao solo como adubo verde. Foi desenvolvido pela Seminis e as sementes estarão disponíveis no Brasil em 2006.

O feijão vagem Pretoria foi desenvolvido originalmente pela Seminis da Europa, para atender ao consumo da Holanda e França, onde as vagens são muito apreciadas. O produto teve uma adaptação natural as condições de clima e solo brasileiro, mas foi mantido em testes de campo durante dois anos antes do lançamento. As cultivares de crescimento determinado são plantadas principalmente em São Paulo e Minas Gerais, e em menor quantidade no Rio de Janeiro, Pernambuco e nos estados do Sul e Centro Oeste.

Crocante, sem fibra, com vagem cilíndrica de coloração verde brilhante e muito produtiva, a nova cultivar deve conquistar o mercado tanto pela qualidade que alavanca os preços de venda, como pela redução dos custos de produção, avalia a Seminis. Os produtores que testaram comentam a redução dos custos de produção: "ela é resistente às principais doenças da cultura e com isso reduz o uso de defensivos, proporciona até 3 colheitas comercias bem uniformes e concentradas, além do porte determinado que facilita a colheita diminuindo a necessidade de mão-de-obra".
A Pretoria é resistente às principais doenças da cultura: o vírus do mosaico comum (BCMV - Bean Common Mosaic Virus), Antracnose (raça Lambda) e Ferrugem (raça 38). A nova cultivar é resguardada pela Lei de Proteção de Cultivares - n.9456/97, e será identificada com o selo PVP (Plant Variety Protection) nas embalagens, que indica a proibição legal da multiplicação das sementes sem prévia autorização da Seminis.

Fontes:
Márcio Nascimento, Gerente de Marketing da Seminis no Brasil
André Hirano, da área de Desenvolvimento de Produtos da Seminis
Fone (19) 3705 9300
Fotos em alta resolução podem ser solicitadas para: comunicativa@clicknoticia.com.br
Apoio à Imprensa:
Comunicativa ACJ - www.clicknoticia.com.br
Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade