Campinas/SP - Segunda, 4 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ORQUESTRA JOVEM HOMENAGEOU FLÁVIO FLORENCE  


A Orquestra Jovem de Campinas foi criada em abril de 2002 com o objetivo de incentivar a formação de um público para a música clássica e proporcionar mais oportunidades aos jovens da região que desejam ingressar neste segmento. A Sinfônica Jovem, que já se apresentou em importantes espaços culturais da região, reúne os 50 melhores músicos, entre 15 e 27 anos, da Unicamp e do Interior do Estado de São Paulo. Todos esses músicos recebem uma bolsa, obtida através dos apoios da Unicamp e Petrobrás. Desde 2002, a Sinfônica se apresenta sob a regência da maestrina Simone Menezes e está vinculada ao Núcleo de Integração Cultural da Unicamp (Nidic). Os ensaios ocorrem às terças e quintas das 17:30 às 19:30 no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, sem número; Cidade Universitária Zeferino Vaz, Distrito de Barão Geraldo). O telefone para contato é o (19) 3788-1702.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


Orquestra presta homenagem ao maestro Flávio Florence em Campinas


O maestro Flávio Florence foi homenageado por ter sido pioneiro na cidade com o trabalho de formação de uma orquestra sinfônica jovem, no início da década de 90. Ele recebeu flores e dividiu o momento especial com a memória do ex-prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, morto em 2001.

Segundo o maestro, Toninho, que era um grande incentivador do projeto, cedeu por um ano a sua casa, conhecida como ”Casa Grande e Tulha”, (R. Arlindo Joaquim Lemos – Jd. Proença), para servir de local de ensaios para a então orquestra, que foi desalojada da sala que ocupava no centro de Convivência Cultural.

A “Casa da Tulha” foi restaurada pelo arquiteto Antonio da Costa Santos e depois tombada como patrimônio histórico da cidade. “É com grande orgulho que eu divido a homenagem com a memória do grande líder que Campinas ofereceu ao Brasil”, disse o maestro, que foi regente assistente do maestro Benito Juarez e carrega no currículo a participação em importantes festivais.

“Não tenho a menor dúvida que, daqui a alguns anos, veremos esses mesmos nomes, que aqui estão, integrando as principais orquestras sinfônicas do país e enchendo, enfim, a todos que estão participando desse momento, de um orgulho muito grande”, disse Florence.

Na observação do maestro a homogeneidade na execução, a técnica apurada e os naipes coesos demonstrados pelos jovens músicos são os princípios básicos de uma grande orquestra.

Concerto encerrou temporada oficial
A apresentação da OSJC aconteceu no último dia 17, no Centro de Convivência Cultural, e marcou o encerramento da temporada 2004/2005 de concertos da orquestra. Em pouco mais de um ano foram realizados mais de 20 concertos por várias cidades do Estado.

No concerto que marcou o encerramento da temporada a OSJC executou um programa o qual chamou de “Força Latina”, em referências aos compositores latinos apresentados _Manuel de Falla, com “El amor brujo”, G.Bizet, com a ópera “Carmem”, e “Sonata em Ré para cordas”, do maestro campineiro Antônio Carlos Gomes.

Participaram do programa o pianista Chiquinho Costa e a mezzo-soprano, Clarice Rodrigues. A regência ficou a cargo da maestrina Simone Menezes, que dirige a OSJC, a qual o maestro também elogiou bastante, pela forma precisa da regência e pelo controle da orquestra que mostrou uma espinha dorsal digna de grandes orquestras.

Flávio Florence associou o grande talento da maestrina Simone Menezes a tenacidade, liderança, educação musical, controle, e conhecimento pleno sobre o desenvolvimento do trabalho da orquestra durante o concerto.

“A maestrina Simone Menezes sem dúvida alguma conseguiu atingir uma evolução incrível com esses jovens músicos. Qualquer sala do país poderia ter o privilégio de receber esse maravilhoso concerto”, disse Florence.


Atendimento à imprensa
Comunicativa – Campinas
www.clicknoticia.com.br
contato - Jornalista Rodrigo Rossi (19) 3384-7755 /9219-6544

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade