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NOVA ALFACE SOLARIS É TOLERANTE AO PENDOAMENTO  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


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Rudimar Conte, da área de pesquisas de alfaces no Brasil, mostra ensaios da Solaris na estação Experimental da Seminis em Paulínia/SP


A Seminis, empresa de sementes de hortaliças de alto potencial genético, lança a Solaris, nova variedade de alface crespa com tolerância ao pendoamento precoce. As sementes já estão disponíveis na rede de Distribuidores. É no verão que as alfaces florescem mais rapidamente, comprometendo a rentabilidade dos produtores e provocando muitas perdas no campo. A nova variedade, depois de alcançar o ponto de colheita, continua firme por cerca de dez dias sem apendoar (crescimento de brotos de inflorescência).
Mas não adianta o produto ser bom no campo, resistindo ao clima e às doenças, se não cair no agrado do consumidor. Testada nas principais regiões produtoras do Brasil, as produções colhidas nos campos de teste da nova cultivar foram comercializadas rapidamente, ganhando a aprovação dos consumidores pelas cabeças grandes e muito crespas.
Rústica no campo, a Solaris foi adaptada ao plantio o ano todo, mas tem seu diferencial em épocas ou regiões mais quentes. Como demora mais pra florescer, não precisa ser comercializada rapidamente, podendo esperar por melhores oportunidades de mercado. As cabeças grandes e uniformes proporcionam maior rendimento por caixa.
Programa de pesquisa
A nova variedade demandou cinco anos de estudos e testes para chegar em fase de comercialização. Desenvolvido numa parceria entre Brasil e Estados Unidos, o programa de melhoramento genético da alface da Seminis é coordenado pelo pesquisador Bill Waycott, da Estação Experimental de Arroyo Grande (Califórnia/EUA) e no Brasil conta com acompanhamento de Rudimar Conte, sediado na Estação Experimental de Paulínia/SP. É esta Estação que realiza as pesquisas, testes e adaptações das sementes comerciais de alface espalhadas em cerca de 35 mil hectares cultivados em todo país. A linha de alfaces da Seminis no Brasil é composta por 13 opções entre crespa, lisa, americana e mimosa. O maior desafio da empresa tem sido oferecer uma linha de alfaces versátil, capaz de atender a todos os segmentos de mercado.
Mercado Brasileiro
A alface crespa é a mais plantada do Brasil, ocupando 52% da área cultivada, segundo informações da ABCSEM (Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas). Em segundo lugar vêm as alfaces lisas (com cerca de 33%) e as americanas, que representam 15% do mercado. As mimosas ficam com menos de 1% deste mercado.


Fonte da Seminis no Brasil:
.André Hirano,
Coordenador Técnico de Desenvolvimento de Produtos
fone (19) 3705 9300

Apoio à imprensa:
Comunicativa ACJ – Fones (19) 3256 4863 / 3256 6057

 

 
 
   
   
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