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SEMINIS INC. REAFIRMA INVESTIMENTOS NO BRASIL  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


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Márcio Nascimento (Gerente de Marketing no Brasil), Luis Copeland (Gerente Geral da Seminis do Brasil), Kerry Preete (presidente Mundial da Seminis Inc.) e Jean Pierre (Vice Presidente América do Sul), durante reunião do Staff no Brasil, em março/2006


No comando da Seminis Inc. há apenas seis meses, esta é a primeira visita do presidente à América do Sul, num programa rápido que permitiu conhecer as unidades de negócios no Brasil e no Chile. A Seminis é líder mundial em desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças, está presente em 150 países e tem um mix de aproximadamente 200 produtos. Cerca de 11% do seu faturamento (US$ 565 milhões em 2005) é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países, sendo duas no Brasil (SP e MG). A reunião foi na sede administrativa da Seminis no Brasil, localizada em Campinas/SP.

Foco no negócio para crescer

“Seguindo uma tendência mundial, a população brasileira tem se preocupado mais com a saúde e por isso o consumo de verduras, frutas e legumes poderá aumentar, motivando os negócios neste setor”, salientou Kerry. Reunido com os dirigentes da unidade brasileira, discutiu o planejamento para os próximos cinco anos, período em que a empresa prevê um crescimento da ordem de 60% no país. Para isso, serão priorizados os produtos com melhor posicionamento de mercado e os produtores passarão a contar com maior apoio técnico, além de orientação na área de comercialização.
Embora sem valores de investimento, o presidente mundial da Seminis deixou claro que o Brasil é um mercado prioritário. Os projetos locais estão sendo desenvolvidos com três focos essenciais: a redução de custos de produção com maior produtividade; aprimoramento técnico e comercial do produtor; e o desenvolvimento de produtos mais nutritivos, saudáveis e saborosos.

Avanços tecnológicos

Na área tecnológica, a Seminis pretende ampliar no Brasil o uso de marcadores moleculares utilizados no melhoramento genético, que agilizam o desenvolvimento de produtos com características específicas. Os tomates resistentes ao Geminivírus, parte do portfólio atual da empresa, já foram desenvolvidos por este sistema.
A tecnologia dos marcadores moleculares são uma ferramenta de diagnose utilizada em laboratório para acelerar o processo de identificação da seqüência de gens das plantas, permitindo a identificação de características específicas a serem utilizadas no melhoramento genético. Esta técnica reduz o tempo necessário aos cruzamentos tradicionais (que hoje variam de sete a dez anos) para cerca de três anos.
O vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Seminis Inc. Marlin Edwards, explica que a tecnologia dos marcadores moleculares existe há cerca de 20 anos, mas nos últimos cinco anos houve um aprimoramento, inclusive com o desenvolvimento de ferramentas exclusivas pela equipe de pesquisa da Monsanto, que agora passam a ser compartilhadas pela Seminis. Além de acelerar o processo de pesquisa, os marcadores moleculares também ampliam a eficiência na seleção das características desejáveis das culturas. Atualmente, essa tecnologia é usada mundialmente em tomate, pimentão e couve-flor.

Perfil
Kerry Preete assumiu a presidência da Seminis em 2005. Antes, foi vice-presidente de Produção da Monsanto, empresa controladora da Seminis Inc., responsável pelos negócios nos EUA, que incluem a área química, características genéticas e sementes. Sua carreira na Monsanto começou em 1985, tendo atuado em Desenvolvimento de Mercado, Vendas e Marketing tanto nos EUA como em mercados internacionais. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Saskatchewan, com mestrado pela Universidade de Washington. A sede mundial da Seminis Inc. fica na Califórnia/EUA.

Outras Informações:
Márcio Nascimento, Gerente de Marketing da Seminis no Brasil
Antonio Carlos Pierro, Gerente de Pesquia e Desenvolvimento da Seminis América do Sul
Fone (19) 3705 9300

Apoio à imprensa:
Comunicativa A.C.J. – Fones (19) 3256 4863 / 3256 9059


 

 
 
   
   
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