Campinas/SP - Segunda, 4 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

FEIRA DA FRATERNIDADE: ÚLTIMOS DIAS  


A Fundação Bezerra de Menezes é uma instituição filantrópica e educacional, fundada em março de 1987, que realiza trabalhos de apoio a comunidades carentes. Atende em média cerca de 500 pessoas por semana desde crianças, adolescentes e também suas famílias, em seis Núcleos Comunitários localizados na periferia de Campinas e Francisco Morato/SP . Nestes locais oferece atividades de autoconhecimento, yoga, recreação, cursos profissionalizantes, palestras e realiza obras assistenciais. A entidade é mantida por meio de parcerias, contribuições esporádicas, eventos promocionais e todo trabalho é realizado por voluntários. Com uma proposta sócio-educativa, a Fundação mantém dois Programas Educacionais. O primeiro, Educação de Base, é realizado nos finais de semana por voluntários e envolve crianças, adolescentes e mães, desenvolvendo atividades relacionadas a autoconhecimento, higiene e saúde, esportes, ecologia e meio-ambiente, arte, cultura, cidadania, entre outros. O segundo é de Capacitação Profissional , conta com o apoio do Senai e é direcionado a adolescentes (14 a 18 anos), com aulas diárias. Entre os cursos oferecidos estão: Iniciação a Instalações Elétricas, Costura Industrial, Informática e Cidadania e Artesanato. Além disso a Fundação mantém outras ações voltadas para a comunidade em geral, como aulas de yoga, bazar e brechó, sessões de energização, palestras de autoconhecimento e uma cozinha que comercializa produtos com a marca própria Sabor & Sol. O atual presidente é Luzia do Carmo O. M. de Carvalho e a sede fica em Campinas/SP - à Rua Nuno Alvares Pereira, n.º 72 - Vl. Nogueira Fones (19) 3256 1966 / 3256 0339.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


A Feira da Fraternidade que está sendo realizada no Largo do Rosário, centro da cidade, encerra no próximo sábado (dia 20) às 12 horas e está promovendo descontos nos artesanatos produzidos pelos centros comunitários. Este ano, algumas novidades foram acrescentadas ao evento por conta do trabalho das mães: elas decidiram aproveitar o óleo de fritura da barraca de pastéis e transformar em sabão (ótimo para alvejar roupas e dar brilho em alumínios). A comunidade da Vila Nilópolis, formada por mães que querem formar uma cooperativa, tem uma grande variedade de tapetes feitos com retalhos de lycra. A Feira é realizada pela Fundação Bezerra de Menezes e toda arrecadação é revertida pelo trabalho educacional desenvolvido nos seis núcleos comunitários mantidos pela entidade.



A feira tem barracas de pastel, doces, artesanato, chás e ervas medicinais, tapetes, livros, brechó de roupas, utilidades e brinquedos, além de exposição dos trabalhos da área de Educação. Educar crianças e adolescentes para a vida é o desafio dos Núcleos Comunitários de Educação Integrada. As seis unidades mantidas nas periferias de Campinas e Francisco Morato/SP, preparam crianças e adolescentes para a vida, utilizando atividades bem variadas como esportes, artes, yoga, oficinas profissionalizantes e sócio-educativas. Toda semana, cerca de 500 participantes dos núcleos são estimulados a desenvolverem o autoconhecimento, a iniciativa própria, o senso crítico e a criatividade, como ferramentas de transformação de suas realidades. Todo trabalho é conduzido por voluntários.

Alguns produtos que estão na Feira da Fraternidade foram desenvolvidos nos Núcleos:



MÃES PREPARAM COOPERATIVA DE TAPETES


Enquanto cerca de 100 crianças e adolescentes realizam atividades com os voluntários, um grupo de 20 mães aproveita os sábados para uma nova atividade que aprenderam: confeccionar tapetes artesanais com retalhos de lycra. Com cerca de dois anos de aprendizado no Jardim Nilópolis, ele já é fonte de renda, pois vendem em feiras de artesanato e atendem a encomendas. Observando essa evolução, a Fundação planejou este ano palestras, cursos e orientações para que estas mães consigam criar e administrar uma cooperativa de geração de renda através da economia solidária, consolidando novas oportunidades e inserção social.



SAÚDE NA HORTA


Os moradores e ex-moradores da comunidade da rua Moscou (Vila Nogueira), pressionados pelas más condições de vida e saúde, estão unidos no desafio de desenvolver o trabalho em comunidade, apoiados pelos voluntários que se reúnem ao s sábados em área cedida pela Prefeitura de Campinas. As crianças e adolescentes participam das atividades recreativas e pedagógicas, enquanto as mães recebem noções de economia, saúde, higiene e medicina natural. No local foi montada uma horta de ervas medicinais e a população recebe orientações sobre seu uso. Periodicamente são promovidas atividades que ensinam o melhor aproveitamento dos alimentos, incluindo o uso de cascas e folhas. Recentemente foi iniciado também o aprendizado de tapetes de retalhos de lycra.



Outras informações:

Carmem Lúcia – Diretora do Conselho de Educação da Fundação Bezerra de Menezes
Fones: (19) 3256 1966 / 3256 0339 / 9112 1560 - www.fundbezerramenezes.org.br



 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade