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ASGROW LANÇA REPOLHO MAIS PRODUTIVO E UNIFORME  


A Asgrow, uma das marcas de sementes de hortaliças da Seminis Vegetable Seeds, atua no Brasil há 23 anos, trabalhando com cerca de 150 produtos diferentes. A sede brasileira fica em Campinas/SP, de onde é coordenada a rede de distribuição e consultoria técnica para todo o pais, sob a Gerência do engenheiro agrônomo Ayrton Almeida Tullio. Há 4 anos a Comunicativa atende a Asgrow, produzindo o jornal A Semente (direcionado a produtores e técnicos) e também coordenando as relações entre empresa e imprensa através de um trabalho permanente de Assessoria de Imprensa em âmbito nacional.


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A Asgrow está lançando no Brasil o repolho híbrido Scorpion, o primeiro repolho verde do mercado desenvolvido com a metodologia CMS (Cytoplasmic Male Sterility), que resulta em sementes 100% híbridas, garantindo redução das perdas e total uniformidade da safra. As sementes estarão disponíveis no mercado a partir de setembro. O novo híbrido reduz as perdas e amplia o aproveitamento das áreas, pois as plantas são mais eretas e permitem o plantio adensado (50 mil plantas/ha). O produto já foi testado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul, onde alcançaram produtividade entre 2.800 e 3.000 sacos/ha (cada saco tem em média entre 30 e 35 quilos) e as cabeças de tamanho médio e coração pequeno tiveram ótima aceitação comercial. Outra grande vantagem do produto, segundo a empresa, é o ciclo precoce (85 a 95 dias), que permite melhor capitalização do produtor. “Se compararmos aos materiais tradicionais, a precocidade do Scorpion tem um ganho de 10 a 30 dias em cada safra, o que significa menor custo de produção e maior retorno financeiro ao produtor, explica Ayrton Tullio, gerente de Vendas da Asgrow do Brasil.


Aprovado no campo

Os testes de campo foram realizados no verão deste ano nas principais regiões produtoras do país. O produtor Arnaldo Vieira, de Piedade/SP, testou o repolho Scorpion e ressaltou como vantagens do produto, além da uniformidade, as cabeças compactas (cerca de 1,2 quilos) e formato redondo-achatado, ideais para comércio em supermercados. Ele observou ainda grande resistência a Fusarium e Xantomonas campestris (podridão negra das crucíferas), doenças que se desenvolvem em altas temperaturas e umidade, responsáveis por graves perdas das lavouras no verão. Luiz Takahashi, de Mogi das Cruzes/SP, também plantou o Scorpion experimentalmente e afirma que colheu tudo, sem desperdício, e vendeu toda produção para feirantes da região, que valorizaram muito o produto.


Pela primeira vez no Brasil, mercado recebe sementes de repolhos 100% híbridos

Perde-se atualmente no Brasil, cerca de 10% de toda produção de brássicas (família dos repolhos, couve-flor e brócolis), em função da falta de uniformidade da produção. Mas no caso dos repolhos, a partir deste ano só terá perdas por esta razão quem quiser. A Asgrow acaba de lançar novos híbridos desenvolvidos com a metodologia CMS (Cytoplasmic Male Sterility), cujas sementes são 100% híbridas. Isto significa um avanço no segmento de hortaliças e sinaliza uma tendência que deverá ser adotada em outros produtos. Entre as vantagens estão a uniformidade (tanto das áreas plantadas como dos produtos colhidos), redução das perdas, alta produtividade, valorização da safra na hora da comercialização e maior estabilidade no suprimento de sementes. A Asgrow já tem disponível comercialmente as sementes do repolho roxo Red Dinasty (lançado no final do ano passado), e a partir de setembro do Scorpion (verde). Para o próximo ano terá novos híbridos de couve-flor e brócolis, também desenvolvidos por esta metodologia revolucionária.
O pesquisador Rogelio Hernandez, Diretor de pesquisa para os países da América do Sul da Seminis Vegetable Seeds (a SVS é empresa responsável pela marca Asgrow), explica que a maioria dos híbridos são sensíveis às condições climáticas e outras interferências, resultando em uma produção de semente híbrida variável tanto em qualidade como em quantidade. Com a metodologia CMS, o cruzamento das linhagens selecionadas oferecem uma segurança de 100% de sementes híbridas.

Perfil da empresa

A Seminis Vegetable Seeds é a empresa detentora da marca Asgrow e mantém cerca de 70 Estações Experimentais de Pesquisa no mundo, sendo três delas no Brasil. A empresa investe cerca de 12% das vendas anuais para o custeio de novas pesquisas, cujo compromisso é desenvolver produtos de qualidade, rentabilidade e sem riscos ao meio ambiente. A Asgrow é uma das marcas mais tradicionais do mercado mundial de sementes de hortaliças. Com mais de 150 anos, é reconhecida pelo pioneirismo e qualidade de seus produtos. No Brasil, está presente desde a década de 40, e trabalha atualmente com mais de 90 cultivares de hortaliças, adequadas às diferentes regiões do país.

Produtos desenvolvidos com a metodologia CMS e comercializados no Brasil:

. Scorpion
As cabeças deste repolho verde são de tamanho médio e coração pequeno, ciclo precoce (85 a 95 dias), boa conservação pós-colheita e produtividade entre 2.800 e 3.000 sacos/ha. O espaçamento menor entre as plantas rende mais cabeças na mesma área plantada em relação a outros híbridos.

. Red Dinasty
No ano passado, a Asgrow lançou o repolho roxo Red Dinasty, também desenvolvido com a metodologia CMS. Ele pode ser cultivado o ano todo, com produtividade cerca de 30% superior aos concorrentes. É mais graúdo e resistente a Xantomonas campestris.

 


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