Campinas/SP - Sábado, 2 de julho de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL  


O Dr. Silvio Saidemberg formou-se pela faculdade de ciências Médicas da Unicamp, fêz residência de psiquiatria em programa afiliado à Universidade de Pittsburgh (Pennsylvania), pós-graduação clínica avançada em Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Strong Memorial Hospital (Universidade de Rochester/New York). No Brasil, atuou por mais de 13 anos como docente de Psiquiatria e Medicina Psicossomática na Faculdade de Ciências Médicas da PUC Campinas, além de contribuir ao longo dos anos em cursos para profissionais da área da saúde. Também dedicou tempo adicional para desenvolver programas de prevenção ao abuso de drogas na comunidade e para a organização de programas de reabilitação de dependentes químicos. Nos Estados Unidos, onde clinicou nestes últimos 4 anos, Saidemberg atuou como diretor médico do Greater Binghamton Health Center (New York), foi professor associado da NYCOM e do King´s College, proferiu palestras, participou de congressos e conferências e, no último ano, exerceu o cargo de diretor médico do Programa de Medicina do Comportamento no Wausau General Hospital (Wisconsin). Estas experiências permitiram uma grande vivência profissional, em instituições muito estruturadas ciosas da necessidade de análise e mensuração de resultados da investigação clínica e dos tratamentos.
Contato: ssaidemberg@yahoo.com


»
Baú de Notícias

   


10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, data que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reservou para debater as questões ligadas ao tema. A entidade estima que 450 milhões de pessoas são atualmente afetadas por desordens mentais e neurológicas, sendo que milhões nunca buscarão ou receberão tratamento. Em várias regiões do Brasil, já não são mais as doenças infecciosas os maiores problemas sanitários, e sim as doenças crônico-degenerativas e as mentais que representam o maior fardo social e econômico, segundo estudos da OMS. Em Campinas, o psiquiatra Silvio Saidemberg, com 34 anos de psiquiatria, está se dedicando ao trabalho de consultoria em sistemas de saúde em várias partes do país, depois de passar três e meio anos clinicando nos Estados Unidos.
Ele defende o desenvolvimento de atitudes de maior iniciativa na identificação das qualidades positivas especiais das pessoas (que nos fazem únicos) e também das dificuldades emocionais que se transformam em obstáculos para o desenvolvimento pessoal. E lembra da tragédia recente ocorrida em Lancaster, na Pennsylvania (onde um indivíduo de 32 anos e supostamente normal cometeu um crime bárbaro contra crianças da pacífica comunidade Amish), ponderando que esses exemplos mais grotescos despertam prontamente as pessoas para a periculosidade do outro. Segundo Saidemberg, atitudes preventivas de promoção da saúde mental poderiam impedir essa e outras tragédias.

Fonte: Sílvio Saidemberg, fone 19 3295 1777 (escritório), 19 3253 7277(consultório) 19 9262 0558 (cel) – e-mail: ssaidemb@yahoo.com

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade